Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Mundo desorientado da faixa de Möbius

A topologia estuda as propriedades de objetos que não são afetadas quando deformados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A logomarca do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) é um objeto um pouco estranho. Há quem pense que é o símbolo do infinito, mas são coisas bem distintas. Ela é chamada faixa de Möbius, em homenagem ao matemático e astrônomo alemão August Ferdinand Möbius (1790–1868), mas a história é um pouco complicada.

É fácil fabricar uma faixa de Möbius: pegue uma tira estreita de papel e cole as duas pontas, como se fosse fazer uma braçadeira, só que antes rode uma das pontas de 180º, de tal modo que uma face do papel acabe colada na outra. É o exemplo mais simples de superfície não orientável, ou seja, com apenas uma face: uma braçadeira normal tem a face de dentro e a de fora, mas na faixa de Möbius elas são a mesma.

Outra maneira de entender não orientabilidade é que na faixa de Möbius não faz sentido falar em direita e esquerda. Um “habitante” que saia de casa com uma bandeira numa mão, e dê uma volta inteira na faixa, voltará a casa com a bandeira do outro lado, sem nunca ter trocado de mão. Se não acredita, caro leitor, faça a experiência na faixa de papel (idealizando que o papel não tem espessura).

Möbius estudou astronomia com Carl Friedrich Gauss (1777–1855) na universidade de Göttingen. De lá foi para Halle, na Alemanha, onde fez o doutorado sob a orientação de Johann Friedrich Pfaff (1765–1825), que também fora o orientador de Gauss.

Fez diversos trabalhos em astronomia e matemática, particularmente na área de topologia, que estuda as propriedades dos objetos que não são afetadas quando eles são deformados. Sua obra mais famosa, publicada em 1858, é justamente o artigo em que descreveu a faixa que agora leva o seu nome.

Mas ele não foi o primeiro: a mesma ideia fora publicada alguns meses antes pelo alemão Johann Benedict Listing (1808–1882). Listing, que fez o doutorado sob a orientação de Gauss, foi o primeiro a usar a palavra “topologia”, no sentido que acabo de dar, em artigo de 1847, e realizou vários trabalhos nessa área.

É curioso que dois matemáticos tão próximos tenham feito a mesma descoberta quase ao mesmo tempo. Já foi aventado que o verdadeiro autor seria Gauss, talvez o maior matemático de todos os tempos, e que era conhecido por não publicar muitas de suas descobertas. Provavelmente nunca saberemos.

O que, sim, sabemos é como a faixa se tornou a logomarca do Impa: foi iniciativa do segundo diretor, Lindolpho de Carvalho Dias. “Eu achei que precisávamos de uma marca. E a faixa, além de ter significado matemático importante, é muito bonita”, contou-me. Acertou em cheio.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.