Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Matemáticos merecem ser homenageados

Alguns estudiosos têm seus nomes gravados em teoremas, outros em ruas e insetos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A forma mais usual de homenagear matemáticos é nomeando suas maiores realizações: teorema de Fermat, conjectura de Poincaré, hipótese de Riemann, distribuição de Gauss, fórmula de Euler. É legal, mas é restrito. Felizmente, existem distinções mais amplas.

A imagem de Gauss adornava a nota de 10 marcos alemães até o advento do euro, quando o marco deixou de circular. Agora, que eu saiba, só Euler é alvo dessa distinção, na nota de 10 francos suíços. Os franceses até têm a efígie de Poincaré em moeda comemorativa, só que não é o matemático Henri, e sim o político Raymond, seu primo.

Mas não podemos reclamar da França: em Paris há mais de cem ruas com nomes de matemáticos. Cem! Nem todos franceses: lá estão, por exemplo, a alemã Emmy Noether e o holandês Christiaan Huygens. Uma ausência notável é Euclides, mas o pai da geometria é nome de rua ou avenida em cidades como Washington, Detroit, Filadélfia, Santa Mônica, Nova York, São Francisco, Chicago e Cleveland. E a menos de 20km de Cleveland fica a cidade de Euclid, Ohio.

São Paulo também sai muito bem na foto: são mais de trinta matemáticos homenageados em seus logradouros (Euclides está mais uma vez ausente). No Rio de Janeiro não conheço nenhum exemplo, mas deve ser desinformação. Em todo caso, a honra do RJ é salva pela pequena Itaocara, cidade de 23 mil habitantes no noroeste fluminense, cuja Praça da Matemática contém, provavelmente, o único monumento à rainha das ciências em todo o mundo.

E na sua cidade, caro leitor, existe alguma rua com nome de matemático? Respostas pelo e-mail viana.folhasp@gmail.com.

Abel e Newton dão nomes a montanhas na ilha de Svalbard. Leibniz é marca de chocolate desde 1891. Descartes nomeia duas ilhas, na Austrália e na Antártica. Newton também tem sua ilha na Antártica. Arquimedes é personagem de desenho da Disney. Existe um sistema operacional chamado Turing e um tipo de letra com o nome de Euler. Muitas crateras da Lua têm nomes como Dirichlet, Chebyshev e Weierstrass. 50033 Perelman e 9999 Wiles são nomes de asteróides. The Fibonaccis foi um banda de rock de Los Angeles nos anos 80.

Mas a distinção mais curiosa vai para o francês Cédric Villani, ganhador da medalha Fields em 2010 e atualmente deputado no parlamento francês. Conhecido por seus cabelos longos e roupas chamativas, que lhe dão um ar de poeta do século 19, Cédric sempre completa a vestimenta com um broche de aranha no peito. Em reconhecimento, a partir de 2020 ele dá nome a uma nova espécie de aranha, a Araniella villanii.

O matemático Cédric Villani, durante palestra no ICM-2018, com roupas vistosas que lembram vestimentas de séculos passados, com um lenço grande no pescoço
O matemático Cédric Villani - Pablo Costa/ICM-2018

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.