Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

As três constantes mais famosas da matemática

Elas são estudados desde o século 18, mas ainda não foram resolvidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anteriormente, tratei aqui de quatro grandes problemas matemáticos:

  1. Conjectura dos primos gêmeos
  2. Conjectura de Goldbach
  3. Conjectura de Collatz
  4. Hipótese de Riemann

Continuo a lista com dois problemas relativos às três constantes mais famosas da matemática. Eles são estudados desde o século 18, mas ainda não foram resolvidos.

5. O número π+e é racional? Não há dúvida de que π (pronuncie pi) =3,14159… é a constante mais famosa da matemática, seguido de perto pelo número de Euler-Neper e=2,71828…

Sabemos que ambos são números irracionais, ou seja, não podem ser escritos como frações p/q de números inteiros. Isso foi provado por Leonhard Euler em 1737, no caso do e, e por Johann Heinrich Lambert, por volta de 1760, no caso do π.

Professor com equações escritas na lousa olha para uma câmera que o filma
Professor durante aula virtual - John Thys/AFP

Aliás, sabemos mais: Ferdinand von Lindemann provou em 1882 que tanto π como e são números transcendentes, ou seja, eles não são soluções de nenhuma equação polinomial akxk+ … +a2x2+a1x+a0=0 com coeficientes ak, …, a2, a1, a0 inteiros.

Mas para a maioria dos números construídos a partir deles, tais como π+e, π-e, πe, π/e, ππ, ee e πe, não temos ideia se são racionais ou irracionais. Uma exceção um pouco surpreendente é eπ, que se sabe que é transcendente, logo irracional.

6. O número γ é racional? Na corrida para constante matemática mais famosa, a medalha de bronze vai para o número de Euler-Mascheroni γ (pronuncie gama) =0,57721… Ela apareceu em trabalhos de Leonhard Euler em 1734 e de Lorenzo Mascheroni em 1790.

A definição é a seguinte: some as frações 1/1, 1/2, 1/3, … até 1/N e subtraia o valor do logaritmo neperiano de N; quanto maior for o N, mais próximo o resultado estará do valor de γ. O número γ já foi muito estudado, e sabemos que está relacionado com questões importantes em diferentes áreas da matemática. Também conhecemos mais de 600 bilhões de seus dígitos.

Todo mundo acredita que γ é irracional, mas não existe uma demonstração rigorosa desse fato. Por exemplo, em 2010 os matemáticos M. Ram Murty e N. Saradha encontraram uma certa família infinita de números contendo γ, e provaram que no máximo um deles pode ser racional. Não sabemos qual, e seria muita coincidência que fosse justamente o γ, concorda? Mas também não podemos garantir que não seja...

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.