Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Empacotamento de esferas resolvido em dimensões altas

Ou como armazenar bolas idênticas em um recipiente de tal modo que caiba o maior número possível

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pegue um grande número de moedas idênticas e coloque-as deitadas sobre uma mesa. Como organizá-las de tal modo que caiba o maior número possível? Testando, é fácil se convencer de que o melhor é o arranjo hexagonal, em que cada moeda toca 6 vizinhas. As abelhas descobriram isso milhões de anos atrás, e usam isso para construir favos com o máximo de mel que é possível armazenar na colmeia.

O arranjo hexagonal tem ocupação de 90% da área da mesa. Mas provar que não dá para conseguir mais não é fácil. Lagrange provou em 1773 que a configuração hexagonal é a melhor entre todos os arranjos regulares. Mas só em 1942 o húngaro László Tóth conseguiu estender a prova para arranjos quaisquer ("bagunçados").

A questão do empacotamento de esferas é parecida: como armazenar bolas idênticas num recipiente de tal modo que caiba o maior número possível? Em 1611, o astrônomo Johann Kepler apontou que a disposição hexagonal por camadas, como os feirantes exibem as frutas em suas barracas, tem ocupação de 74% do volume, e conjecturou que esse seria o máximo possível. Em 1831, Gauss provou a conjectura de Kepler para os arranjos regulares, mas a extensão para arranjos quaisquer demorou quase 400 anos.

Apicultor aponta para a abelha rainha
Apicultor aponta para a abelha rainha - 20.fev.2022 - Chaideer Mahyuddin/AFP

A primeira prova foi dada pelo norte-americano Thomas Hales em 1998, mas o trabalho era muito longo (250 páginas!) e continha uma quantidade enorme de cálculos que ninguém conseguiu conferir. A controvérsia só foi resolvida em 2017, quando Hales escreveu e rodou um algoritmo para verificar a prova automaticamente por computador.

Além das dimensões 2 (moedas) e 3 (bolas), os matemáticos também estudam o empacotamento de esferas em dimensões maiores. E não é apenas por curiosidade, também há aplicações práticas. Por exemplo, em teoria da informação, o estudo de códigos corretores de erros —que permitem comunicação mais robusta— conduz a problemas de empacotamento de esferas em dimensões muito elevadas.

O problema é que se sabia muito pouco sobre dimensões maiores do que 3. Pelo menos até 2016, quando a jovem matemática ucraniana Maryna Viasovska encontrou o arranjo mais eficaz para esferas em dimensão 8 (com ocupação de 25% do hipervolume). Logo em seguida, com colaboradores, Viasovska estendeu o seu método para dimensão 24! Por esses trabalhos, ela acaba de se tornar a segunda mulher na história a ganhar a medalha Fields, o prêmio mais valorizado da matemática.

Para as demais dimensões, o problema continua não resolvido. Por enquanto..

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.