Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Quatro quebra-cabeças matemáticos

Respostas a questões propostas serão bem-vindas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

1. Perdida num labirinto tenebroso, Malu se depara com três imponentes portas de pedra. Na porta da esquerda está gravado "A saída é aqui". Na porta do meio, "A saída é numa destas portas". Na porta da direita, "A saída é na porta do meio". Uma voz profunda ecoa no labirinto: "Só uma das portas diz a verdade. Você terá uma única chance: se falhar ficará aqui por toda a eternidade...". O que deve fazer a infeliz Malu?

2. Abel viaja com um cachorro, duas galinhas e um saco de ração para aves. Chegando num rio, descobre que o único jeito de atravessar é usando um barco a remo, com três assentos. Tanto ele quanto os animais ocupam um assento cada, mas o saco é grande, toma dois assentos.

Ilustração mostra sombra de mulher pensando com uma interrogação na frente
Chen por Pixabay

Abel, o único que rema, poderia fazer várias viagens para levar todo mundo. Mas se deixar alguma das galinhas com o saco sem supervisão, ela vai comer a ração. O cachorro também está faminto e, se ficar sozinho com alguma das galinhas, vai comê-la. Mas o bicho também é medroso: se ficar sozinho com as duas galinhas, sai correndo e não volta mais.

Como Abel pode fazer para transportar todos em segurança para o outro lado?

3. Marcos sempre pega sua filha Ana na escola às 17h. Metódico, ele dirige com velocidade constante. Mas hoje Ana não estava passando bem, saiu mais cedo e veio caminhando na direção de casa. Estava caminhando há 1h quando o pai a encontrou na estrada. Fizeram o retorno e chegaram em casa 40 minutos mais cedo do que o costume. Quanto tempo de escola Ana perdeu?

4. João e Maria adoram se divertir com a matemática. Desta vez, Maria bolou o seguinte jogo. Considere um número com dois dígitos, por exemplo, 45. Eleve cada dígito ao quadrado e some os resultados: neste caso dá 42+52, que é 41. Em seguida, repita essa operação com o resultado obtido, sucessivamente: 42+12=17, depois 12+72=50 etc.

Maria afirma que a sequência sempre acaba ficando periódica, ou seja, acaba se repetindo em um ciclo. Será verdade? João aponta que em alguns casos a sequência simplesmente se torna constante igual a 1. Quando é que isso acontece? Empolgada, Maria afirma que em todos os demais casos a sequência termina em um mesmo ciclo, que se repete indefinidamente. Que ciclo é esse?

Respostas são bem-vindas pelo email viana.folhasp@gmail.com

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.