Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Os primeiros 70 anos do Impa

Celebração reuniu mais de 200 pesquisadores de todo o mundo, incluindo três ganhadores da medalha Fields

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao início dos anos 1950, o Brasil desperta para a importância estratégica da pesquisa científica para o desenvolvimento e a soberania nacional. A criação das principais agências federais, CNPq e a Capes, em 1951, lança a construção de um sistema nacional de ciência e tecnologia, ao mesmo tempo em que o país acelera de forma decisiva o seu processo de industrialização.

No ano seguinte, é fundado dentro do CNPq o Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), por iniciativa de um grupo de destacados matemáticos ligados ao recém-criado Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. O novo instituto nasce com uma missão clara, cuja relevância permanece inalterada: realizar pesquisa de vanguarda em matemática, formar novos pesquisadores e professores, disseminar o conhecimento da matemática na sociedade e integrá-lo à ciência e ao setor produtivo.

Hugo Duminil-Copin com sua medalha Fields, em julho deste ano - Reuters

O 70º aniversário do Impa foi assinalado, na semana passada, por uma conferência que reuniu mais de 200 pesquisadores de todo o mundo, incluindo três ganhadores da medalha Fields, a maior distinção da matemática, e outras lideranças da área. Todos destacaram a excelência do trabalho e o escopo notável das atividades do Impa.

Hugo Duminil-Copin, do Instituto de Altos Estudos Científicos de Paris, agraciado com a medalha Fields em julho deste ano, declarou, ao início de sua exposição sobre o modelo Ising da mecânica estatística: "Fiquei extremamente feliz em estar nesta celebração! O Impa é muito importante para mim".

Persi Diaconis, da Universidade Stanford, que na juventude trabalhou como mágico profissional e continua sendo um exímio prestidigitador, arrancou gargalhadas do público numa palestra sobre a matemática do embaralhamento de cartas.

Stanislav Smirnov, da universidade de Genebra, ganhador da medalha Fields em 2010, expressou a sua satisfação por estar de volta ao "melhor instituto de matemática do mundo" e falou com entusiasmo sobre percolação, área da probabilidade que estuda a formação de estruturas complexas por agregação de pequenos elementos simples.

Artur Avila, pesquisador do Impa laureado com a medalha Fields em 2014, apresentou seus novos avanços na teoria dos sistemas dinâmicos e comentou: "É muito bom ver que as coisas continuam caminhando numa boa direção. O Impa tem sucesso há muito tempo, antes de eu começar. Às vezes as coisas são frágeis, então é bom ver que o Impa prospera e é cada vez mais importante!".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.