Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Na literatura, matemática é arma de sedução e resolve crimes

Dostoiévski e Dashiel Hammet mostraram isso em suas obras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Escrevi aqui na semana passada que as referências à matemática em obras literárias são bem mais frequentes do que se imagina. Vejamos mais alguns exemplos.

O francês Georges Perec (1936–1982) é um dos expoentes do grupo de pesquisa literária OuLiPo (abreviatura de Oficina de Literatura Potencial, em francês), formado por escritores e matemáticos que propõem libertar a escrita, de modo aparentemente contraditório, sujeitando-a a diferentes tipos de restrições.

Em 1978, Perec foi distinguido com o prêmio Médicis por "A Vida Modo de Usar", em que descreve com minúcia vertiginosa um edifício parisiense e seu conteúdo. Entre outras originalidades, a narrativa se move de um cômodo para outro conforme o movimento do cavalo no tabuleiro de xadrez: um passo numa direção, dois na direção ortogonal. O estudo matemático do movimento do cavalo foi iniciado no Ocidente por ninguém menos do que Leonhard Euler, mas remonta ao século 9° na Índia.

O matemático suíço Leonhard Paul Euler (1707-1783)
O matemático suíço Leonhard Paul Euler (1707-1783) - Reprodução

Ao final do romance de mistério "O Homem Magro", publicado em 1934 pelo norte-americano Dashiel Hammet (1894–1961), o detetive Nick Charles e sua esposa, Nora, discutem a diferença entre a teoria e a prática na investigação policial. "Quando os assassinatos são cometidos por matemáticos, você pode resolvê-los usando matemática", afirma Nick, acrescentando: "mas na maioria dos casos, não são, e este que acabamos de resolver certamente não foi".

O escritor norte-americano Dashiell Hammett (1894-1961) - Reprodução

A matemática é útil também na arte da sedução. Pelo menos é o que dá a entender o romancista russo Fiódor Dostoiévski (1821–1881) em sua obra-prima "Crime e Castigo".

No livro, Dmitry Razumihin conversa com o doutor Zossimóv sobre uma dama em que ambos estão interessados. "Ela não quer saber se sou eu ou você, desde que alguém sente do lado dela e suspire. Veja, você é bom em matemática e está trabalhando no tema atualmente. Comece por ensinar-lhe cálculo integral! Pela minha alma, não estou brincando, dará no mesmo para ela. Ela olhará para você deslumbrada e suspirará durante um ano."

Retrato do escritor Dostoievski, pelo pintor russo Vassily Perov
O escritor Fiódor Dostoiévski pelo pintor russo Vasily Perov - Reprodução

Thomasina Coverly, a protagonista da peça "Arcádia", publicada em 1993 pelo dramaturgo inglês Tom Stoppard (1937), é uma adolescente precoce, com conhecimento e ideias sobre matemática e outras ciências muito além da sua idade.

No primeiro ato da peça, ela já questiona por que a geleia misturada no pudim não pode ser "desmisturada", levantando questões delicadas sobre determinismo e entropia. Mais adiante, revela profundo conhecimento da teoria do caos, que nós, matemáticos, preferimos chamar de "sistemas dinâmicos" –minha área de pesquisa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.