Marcia Castro

Professora de demografia e chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcia Castro
Descrição de chapéu Coronavírus

Quantas pessoas sofrem com Covid longa no Brasil?

Não há coleta de informações, e o que não é mensurado não pode ser resolvido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A maioria das pessoas infectadas pelo coronavírus tem recuperação total, mas uma parcela desenvolve Covid longa, condição que afeta a capacidade de exercer rotinas diárias e a qualidade de vida. Em outubro de 2021, a OMS (Organização Mundial da Saúde) definiu que Covid longa "ocorre em indivíduos com histórico de infecção provável ou confirmada por Sars-CoV-2, geralmente três meses após o início da Covid-19, com sintomas que duram pelo menos dois meses e não podem ser explicados por um diagnóstico alternativo".

Fadiga, falta de ar e disfunção cognitiva são os sintomas mais comuns, porém cerca de 200 sintomas, afetando múltiplos órgãos e sistemas, por vezes ocorrendo de forma concomitante, foram reportados com duração e severidade diversas.

Fisioterapeuta trabalha em reabilitação de paciente que teve Covid, em hospital em São Paulo - Rubens Cavallari - 13.mai.2021/Folhapress

O percentual de pessoas afetadas depende de características que podem aumentar o risco de sequelas, tais como obesidade e sobrepeso. A ocorrência de Covid longa é cerca de duas vezes maior entre adultos que foram infectados com a variante delta, em comparação com a ômicron. Independentemente da variante, o risco de desenvolver sequelas é menor entre vacinados. Indivíduos que tiveram Covid-19 severa (ou seja, foram hospitalizados) apresentam risco maior de desenvolver Covid longa.

Grande parte desse conhecimento foi gerado a partir de estudos feitos em países de renda alta do hemisfério norte e não necessariamente refletem a realidade de países de renda baixa e média. Apesar do número reduzido de estudos com crianças e adolescentes, já há evidências de que estes também são afetados pela Covid longa. Um estudo publicado no dia 10 de outubro utilizou modelagem de dados para estimar a proporção global de indivíduos que, três meses pós-Covid-19, desenvolveram os seguintes grupos de sintomas: fadiga, dor no corpo ou alteração de humor; problemas cognitivos; problemas respiratórios.

O estudo estimou que 6,2% dos indivíduos apresentaram pelo menos um dos três grupos de sintomas. A estimativa para o Brasil é de pouco mais de 6,1 milhões de novos casos de Covid longa em 2020 e 2021.

No Brasil não há uma campanha de conscientização e um esforço nacional de busca ativa de casos de Covid longa. Não há coleta sistemática de informações e, portanto, não se sabe ao certo o número de pessoas afetadas, de indivíduos cujas sequelas são debilitantes e impedem o retorno ao trabalho ou daqueles que morreram de forma prematura devido à Covid longa.

O que não é mensurado não pode ser resolvido. A ausência de dados torna difícil o planejamento adequado de serviços de suporte e reabilitação. Além disso, sem tratamento as sequelas da Covid-19 podem ter consequências mais severas do que aquelas reportadas em países de renda alta, especialmente entre indivíduos em condição de vulnerabilidade. Tudo isso torna piores as consequências da Covid-19, que já são devastadoras.

Mas esse não deveria ser o cenário no Brasil. Se ao invés de cortes sucessivos no orçamento da saúde tivessem sido feitos investimentos no fortalecimento do SUS e da Estratégia de Saúde da Família, o Brasil poderia ter um programa de busca ativa de casos de Covid longa, executado pelas equipes de saúde da família.

Não só não houve investimento, como o que foi mensurado continua a ser vergonhosamente negado. O último exemplo foi a fala do presidente, no dia 14, sugerindo que não houve mortes de crianças por Covid-19 no Brasil. Fala grotesca, desumana, um total desrespeito às 3.380 famílias que, desde 2020, perderam crianças e adolescentes para a Covid-19.

No dia 30 de outubro é preciso que vençam o respeito à vida, à verdade e ao SUS. É preciso!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.