Marcia Castro

Professora de demografia e chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcia Castro

Saber ouvir para enfrentar desafios na saúde pública

Em um momento em que empatia e senso de coletividade andam em falta, é importante repensar como treinamos as futuras gerações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De 3 a 19 de janeiro coordenei um Curso Colaborativo de Saúde Pública em São Paulo, em parceria com a Faculdade de Medicina da USP, a Fundação Getúlio Vargas, e o Escritório no Brasil do Centro de Estudos da América Latina da Universidade de Harvard.

O curso reuniu docentes locais e de Harvard e 36 participantes (18 de Harvard, de várias nacionalidades, e 18 de diversos estados brasileiros). Em sua 16ª edição, esse curso já treinou cerca de 480 pessoas (metade do Brasil e metade de Harvard). A cidade sede se alterna. O curso já foi realizado em São Paulo (com atividades em Sorocaba, Espírito Santo do Pinhal e Diadema), Rio de Janeiro, Salvador (com atividades em Jiquiriçá) e Fortaleza (com atividades em Sobral).

Agentes de saúde e outros profissionais da UBS Jardim Celeste realizam campanha de conscientização sobre a Covid-19 em rua próxima a unidade de saúde, na zona sul de São Paulo - Lalo de Almeida - 05.jun.20/Folhapress

A trajetória profissional e acadêmica dos participantes após o curso inclui doutorados em universidades nacionais e internacionais, intercâmbios no Brasil e no exterior, e projetos de colaboração, dentre outros.

Foi um enorme orgulho ver a Dra. Luciana Servo, aluna deste curso em 2016, ser nomeada presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

O que faz deste curso algo especial? O formato.

Na primeira semana há aulas pela manhã —45 minutos de aula, 50 minutos de discussão. Refletimos sobre o SUS (Sistema Único de Saúde), a estratégia de saúde da família, a história da carga e controle de doenças no Brasil, o atual padrão de carga de doenças, e tópicos específicos que abordam desafios de saúde na cidade sede do curso. Este ano focamos em HIV/AIDS, tuberculose, desenvolvimento infantil, Covid-19 e sistema de saúde.

O restante do tempo é dedicado a visitas de campo e ao trabalho colaborativo para solução de problemas. Visitamos a Secretaria de Saúde e a rede do SUS, incluindo Unidade Básica de Saúde, serviço especializado, consultório de rua, Caps (Centro de Atenção Psicossocial), além de outros serviços e projetos sociais e de acolhimento voltados às populações vulneráveis.

O trabalho colaborativo se dá em grupos que abordam os tópicos selecionados. Cada grupo inclui três participantes de Harvard e três do Brasil, que trabalham com gestores, líderes comunitários e profissionais do SUS na busca por soluções para desafios locais.

A parceria entre a academia e o serviço de saúde é transformadora. Os participantes do curso aprendem que a maior qualidade para se trabalhar na saúde pública é saber ouvir (ouvir sem julgar) exercendo empatia e respeito à cultura e ao próximo, deixando de lado "fórmulas" e certezas sobre como resolver problemas. Não se tem a solução sem entender o contexto. E só se entende o contexto ouvindo.

Durante a apresentação dos projetos finais, o poder transformador desse curso colaborativo se ilumina. Participantes de Harvard ressaltam a importância do SUS e seu formato, algo totalmente diferente do que conheciam. Participantes do Brasil, muitas vezes, descobrem uma realidade e história que ignoravam, apesar de serem brasileiros. Os profissionais e a comunidade se sentem valorizados em ter tido um espaço de diálogo sincero e respeitoso. Todos aprendemos lições de vida.

Essa é a essência do curso. A academia, andando de braços dados com o serviço e a comunidade, ensinando e aprendendo, compartilhando experiências, buscando soluções de forma colaborativa, ouvindo, entendendo, sem julgamentos.

Nem todos que estudam saúde pública no Brasil e nos Estados Unidos têm a chance de vivenciar uma experiência como essa. Em um momento em que empatia e senso de coletividade andam em falta na sociedade, é importante repensar como treinamos as futuras gerações.

A academia tem um papel crucial na caminhada de "união e reconstrução". A hora é agora.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.