Marcia Dessen

Planejadora financeira CFP (“Certified Financial Planner”), autora de “Finanças Pessoais: O Que Fazer com Meu Dinheiro”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcia Dessen
Descrição de chapéu poupança previdência social

Custo de vida na envelhescência

Longevidade exige planejamento financeiro precoce e apurado

Mario Prata afirma que “a envelhescência é uma preparação para entrar na velhice, assim como a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes, a envelhescência”.

Depois da envelhescência, a velhice. Quando cada fase começa e termina, não importa. Eu, envelhescente de carteirinha, não raramente encontro pessoas mais jovens, com idade inferior à minha, porém mais velhos de corpo, alma e espírito.

Notas e moedas de Real

Com o passar do tempo, flexibilizamos o conceito de “idoso”. Aos 18, achava velho alguém de 30 anos. Aos 30, pensei que o problema eram os tais dos 40. Aos 40, imaginei que os 60 seriam um osso duro de roer. E assim fui completando décadas sem sentir o peso da idade.

Uma coisa é certa, estamos vivendo mais e, portanto, precisaremos de mais dinheiro para bancar essa longevidade. Qual será o seu custo de vida daqui a alguns anos, depois de aposentado?

Há quem afirme que o custo de vida na aposentadoria será inferior ao custo de vida na fase laboral, com redução de 30% nos custos. Na teoria defendida por especialistas, na envelhescência e na velhice viveremos com 70% do orçamento da maturidade.

Duvido e discordo dessa premissa. Acho arriscado contar com essa redução no custo de vida dessa que pode ser a fase mais longa de nossas vidas. Talvez a teoria seja aplicável a países mais desenvolvidos que proporcionam grande e eficiente estrutura aos idosos, em saúde, habitação, ocupação e lazer.

Infelizmente não é o caso no Brasil. Por aqui, muitas vezes acontece exatamente o contrário. Não raro, principalmente nas classes sociais menos favorecidas, filhos e netos dependem da parca renda do idoso aposentado para sobreviver.

Minha mãe é idosa, muito idosa, segundo algumas classificações. Aos 97 anos, diz que a vida melhorou muito! Posso afirmar que o custo de vida dela aumentou bastante.

Para ter qualidade de vida nessa idade, tanto a pessoa idosa quanto os familiares que a cercam, é necessária uma boa infraestrutura de cuidadores e profissionais de saúde que os sistemas público e privado de saúde não oferecem. Haja dinheiro! E ela é uma pessoa saudável, seu único mal é a idade avançada.

Sair de casa pelo menos duas vezes por semana é receita médica! Os três filhos se revezam nos fins de semana para desfrutar da companhia dela e substituir a folga dos cuidadores. Ao todo, são quatro passeios por semana, sem contar as consultas médicas.

Cuidadores diurnos e noturnos, além dos profissionais da saúde, demandam um orçamento generoso, que, felizmente, eu e meus irmãos temos a condição de compartilhar e proporcionar para a mamãe. Além do aspecto financeiro, existe uma enorme demanda emocional, de paciência e gratidão, que se paga com amor e dedicação.

Seja previdente na projeção do seu fluxo de caixa na envelhescência e na velhice. Poupe o suficiente para assegurar uma boa qualidade de vida; que não falte dinheiro para muito lazer, viagens ou qualquer outra atividade que proporcione bem-estar a você e a seus familiares.

Cuidando de nós mesmos, ao menos financeiramente, estaremos cuidando também dos entes queridos, reduzindo o custo final, emocional e financeiro que a longevidade acarreta. 

Que a vida seja longa, se puder ser vivida na sua plenitude. Prepare-se para essa fase, que, além de longa, pode ser a melhor da sua vida.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.