Marcia Dessen

Planejadora financeira CFP (“Certified Financial Planner”), autora de “Finanças Pessoais: O Que Fazer com Meu Dinheiro”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcia Dessen

Black Friday & investimentos

Instituições financeiras abordam investidores utilizando ofertas típicas da data

Chamaram a minha atenção anúncios atraentes, coloridos, com linguagem e dizeres típicos das propagandas do Black Friday, que não vendiam produtos de consumo, mas produtos de investimento!

Minha estranheza se explica pelo fato de que as boas práticas recomendam que a oferta de investimentos seja feita após análise cuidadosa da adequação (suitability) do produto ao consumidor, ao nível de tolerância a riscos e objetivos de investimento. Etapa ignorada.

O anúncio salienta apenas a rentabilidade da aplicação, omitindo os riscos envolvidos e outras implicações. 

Uma simplificação perigosa, com um agravante: a linguagem usada em algumas ofertas pode induzir o consumidor ao erro de estabelecer expectativa equivocada em relação à rentabilidade.

A oferta de uma LCI de um ano, por exemplo, a 97% do CDI, afirma entregar “renda 27% acima da poupança”. A proposta registra dois percentuais, informação pouco clara para muitas pessoas, e nenhum deles se refere à rentabilidade da operação com clareza.

Será que alguém pensou na chance de ganhar cerca de 31,5%, somando 27% aos 4,5% da poupança?

Lamentavelmente, eu diria que sim.

O anúncio avisa, em letrinhas miúdas, que considerou rendimento de 0,42% ao mês para a poupança. O argumento se sustenta apenas em relação à caderneta nova, esquecendo que existe também a antiga (saldo existente em 3/5/2012 e que rende 0,5% ao mês mais TR).

Analise-se a oferta sob as seguintes premissas: taxas anualizadas e estáveis, a poupança corrigida pela taxa Selic (6,5% ao ano), e a LCI, pelo CDI (6,4% ao ano). A TR (valor zero) não será considerada. Poupança nova = 70% de 6,50 = 4,55%; LCI = 97% de 6,40 = 6,21%. O ganho da LCI em relação à poupança é de 1,66 ponto percentual em um ano (6,21 – 4,55).

Um anúncio sério diria: invista em LCI de um ano a 97% do CDI e ganhe 1,66 ponto percentual acima da poupança nova. Números relativamente discretos e, talvez, pouco sedutores para convencer o investidor a fechar negócio.

Com outro enquadramento (a psicologia econômica chama de framing), a mesma situação é apresentada sob um ângulo que, embora verdadeiro, tende a induzir o consumidor ao erro de estabelecer expectativa equivocada de retorno.

Se dividirmos 4,55 (poupança) por 6,21 (LCI), saberemos que o primeiro representa 73% do segundo, sendo possível afirmar que o segundo é 27% superior ao primeiro. A que oferta você atribuiu o maior poder de sedução, capaz de atrair a atenção e a decisão de compra do investidor:

a) ganho de 1,66 ponto percentual acima da poupança nova; ou

b) renda 27% acima da poupança?

A vantagem não é desprezível, e, depois de entender com clareza a diferença entre as duas opções, é possível, e até provável, que alguns investidores decidam pela alternativa b, já que ambos, poupança e LCI, são isentos do Imposto de Renda e garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), sendo possível compará-los.

A crítica se refere ao enquadramento escolhido para apresentar a oferta e à falta de clareza e transparência para a tomada de decisão consciente do investidor.

Se a moda pegar, os órgãos reguladores do mercado financeiro e mercado de capitais terão de abrir uma nova frente de fiscalização: a estratégia de marketing na oferta e distribuição de produtos de investimento, especialmente na Black Friday.

Não mexa na poupança antiga, se você ainda tiver dinheiro lá. Na semana que vem conversaremos sobre isso.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.