Marcia Dessen

Planejadora financeira CFP (“Certified Financial Planner”), autora de “Finanças Pessoais: O Que Fazer com Meu Dinheiro”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcia Dessen

Não perca a Semana Nacional de Educação Financeira

Participe dos eventos gratuitos da 6ª edição da Semana ENEF, de 20 a 26 de maio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos objetivos da educação financeira é o de nos conscientizar sobre a importância do planejamento financeiro para desenvolvermos uma relação equilibrada com o dinheiro e tomarmos decisões assertivas de consumo e de poupança.

Quando entendemos os fatores que influenciam nossas escolhas financeiras e como essas escolhas influenciam nossas vidas, conseguimos equilibrar a realização de desejos imediatos com as necessidades de longo prazo.

Não é tarefa fácil, envolve mudança de hábitos, muitas vezes significa abrir mão de coisas que nos dão prazer imediato por outras, menos tangíveis, mais distantes, como a necessidade de poupar para a aposentadoria, cuja tendência é a de procrastinar.

A gestão financeira nos ensina a controlar as despesas, limitar os gastos às nossas receitas. O passo seguinte, classificar as despesas por categorias, nos permite entender como o dinheiro está sendo gasto, onde podemos melhorar, reduzir ou eliminar despesas.

Semana Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira) acontece entre os dias 20 e 26 de maio; criada em 2014, a iniciativa promove ações gratuitas de educação financeira no país - Gabriel Cabral/Folhapress

O objetivo desse esforço é desenvolvermos o hábito de poupar e nos prepararmos para enfrentar períodos de crise, situações de emergências, financeiramente aptos a realizar os diversos projetos de vida que temos em mente.

A Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira) é uma iniciativa pública que reconhece a educação  financeira e previdenciária como ferramenta de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão.

Por reconhecer que o desafio é de todos, entidades privadas também integram a Enef. As diversas ações de educação financeira são coordenadas pelo Conef (Comitê Nacional de Educação Financeira), formado por órgãos e entidades públicas e representantes da sociedade civil.

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef) foi criada em 2014 pelo Conef para promover ações gratuitas de educação financeira no país.

A cada ano o número de participantes cresce exponencialmente, evidência de que os eventos geram impacto nas pessoas que percebem o valor das iniciativas das diversas entidades participantes. Em 2018, foram quase 7.000 eventos, alcançando mais de 4 milhões de pessoas em 1.134 cidades e no Distrito Federal, em todo o Brasil.

Neste ano, a Semana Enef será de 20 a 26 de maio, e a agenda está recheada de palestras, muitas delas abertas ao público, em todo o território nacional, todas gratuitas.

Acesse o site e selecione os eventos abertos ao público, a cidade, escolha os temas de seu interesse, nas datas e horários compatíveis com sua disponibilidade, e faça a sua inscrição.

Além de participar, e se você se interessa pelo assunto, possui uma iniciativa alinhada com o conceito de educação financeira, mas constata que sua cidade ainda não está na semana Enef, conheça os critérios e cadastre sua iniciativa, que deve observar as finalidades e as diretrizes da Enef, em especial, a gratuidade, a ausência de qualquer viés comercial e a proibição de venda de produtos ou serviços.

Com o objetivo de introduzir a educação financeira na formação de crianças e jovens, a Enef desenvolveu também o Programa Educação Financeira nas Escolas, levando esse conhecimento para a educação básica.

A AEF Brasil (Associação de Educação Financeira do Brasil) desenvolve tecnologias sociais e educacionais que podem ser reaplicadas dando a escala necessária ao tema educação financeira.

Para saber mais, acesse o site da ENEF — Estratégia Nacional de Educação Financeira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.