Marcia Dessen

Planejadora financeira CFP (“Certified Financial Planner”), autora de “Finanças Pessoais: O Que Fazer com Meu Dinheiro”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcia Dessen
Descrição de chapéu Folhainvest

FGTS, um disputado cobertor curto

Dinheiro do trabalhador, quem diria, pode ajudar a aquecer a economia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo decide, mais uma vez, liberar parte do saldo do FGTS, com a esperança de aquecer a enfraquecida economia, produzindo um sopro no consumo das famílias.

A medida é vista com bons olhos pelos que usam a lente da macroeconomia para fazer a leitura de seu impacto; a equipe econômica espera injetar R$ 30 bilhões no mercado. Isoladamente, sem as reformas que precisam ser feitas, a chama logo se extingue. 

Empresas do ramo da construção civil não apoiam a medida porque receiam que pode faltar recurso para as obras do Minha Casa Minha Vida, considerando que os financiamentos para a compra e a construção das casas usam recursos do FGTS.

Não é possível antecipar como as famílias usarão o dinheiro; consumindo mais, como deseja o governo, pagando dívidas, como desejam as instituições financeiras credoras, ou investindo, mantendo uma reserva financeira, necessária para atravessar períodos difíceis, como o atual.

O trabalhador, dono do dinheiro, deve utilizar os recursos em seu próprio benefício, independentemente dos impactos na economia, e tem, basicamente três opções.

1) Consumo: antes de consumir, deve verificar se existem outras prioridades na fila, não comprar nada por impulso só porque a economia do país precisa da sua contribuição. Adquirir bens ou serviços de primeira necessidade; as vontades podem esperar um pouco mais.

Ultrapassar o limite disponível, contrair dívida ou parcelar a compra, perigo à vista. A recomendação é gastar somente o que for liberado.

2) Amortizar empréstimos: fazer pequenos pagamentos, amortizando pelo menos parte da dívida, sinaliza ao credor a boa-fé do devedor em relação ao compromisso assumido, abrindo espaço para renegociar o montante da dívida. 

Se as instituições financeiras percebem a intenção de resolver o problema, tendem a propor uma solução negociada, reduzindo ou perdoando os juros e aumentando o prazo para que as prestações caibam no orçamento do cliente.

3) Investir: se a necessidade de sobrevivência está resolvida, investir é, de longe, a melhor opção. Os recursos depositados no FGTS são miseravelmente remunerados, com juros de apenas 3% ao ano. Menos da metade da taxa básica da economia, bem inferior à remuneração dos depósitos em poupança. Com rendimento abaixo da inflação, entrega ao trabalhador juros reais negativos, corroendo o capital depositado no FGTS ano após ano.

Optar por investir, em detrimento do consumo, demonstra coerência com o objetivo pelo qual o FGTS foi criado, o de permitir acumulação de recursos de longo prazo, formação de uma reserva financeira para aposentadoria, desemprego ou aquisição de casa própria, entre outras motivações. 

O raciocínio é o seguinte: manter o dinheiro aplicado, em segurança, melhorando os rendimentos. Trocar rentabilidade nominal líquida de 3% ao ano por outra cerca de 70% melhor. Investir com baixíssimo risco, rentabilidade boa, liquidez imediata e baixo custo. Que aplicação reúne todos esses atributos? O Tesouro Direto. E não precisa ser rico para ter acesso a essas condições. 

O título Tesouro Selic remunera 100% da taxa Selic. Deduzido o custo de investir de 0,25% ao ano (taxa de custódia da B3) e o Imposto de Renda de 15% (prazo superior a dois anos), o retorno do trabalhador sobe para 5,30% ao ano. Bem melhor do que 3%, não é?

O cobertor é curto. Quem optar pelo consumo não amortizará dívidas nem poupará para o futuro. Compete ao trabalhador, dono do dinheiro, escolher o que é melhor para ele.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.