Marcia Dessen

Planejadora financeira CFP (“Certified Financial Planner”), autora de “Finanças Pessoais: O Que Fazer com Meu Dinheiro”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcia Dessen
Descrição de chapéu Folhainvest

Aposentado, e agora?

Prepare-se para garantir o sustento e preservar a qualidade de vida na aposentadoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Robson, 65 anos, foi demitido, depois de trabalhar mais de 40 anos como empregado em uma grande empresa. Sua perspectiva agora é viver da Previdência Social, de trabalhos avulsos e incertos e do capital que, sabiamente, guardou para essa fase da vida.

A aposentadoria dele e da esposa equivale a 40% do salário na fase ativa. A expectativa de vida de ambos, a julgar pela idade dos pais, é de pelo menos mais 20 anos, até os 85 anos, e os preocupa saber que os gastos com saúde devem aumentar

O fato de o casal não ter tido filhos facilitou e acelerou a formação do seu patrimônio. Eles conseguiram poupar uma boa quantia para complementar sua renda e manter o padrão de vida que tinham com um bom salário, férias, 13º e plano de saúde pagos pelo empregador, benefícios que não terão mais. 

A principal preocupação de Robson é não saber qual será a rentabilidade das aplicações, se será superior à inflação, e como tentar melhorar o retorno, respeitando os riscos que considera aceitáveis. 

Infelizmente, não temos nenhum controle sobre a rentabilidade futura das aplicações do mercado financeiro, muito depende da economia local e internacional, além das políticas monetárias adotadas pelo governo. 

Como a incerteza é grande, é recomendável ignorar o rendimento em termos absolutos e pensar em taxa de juros real, acima da inflação, e líquida, após custos e impostos. Ser prudente utilizando taxa conservadora na simulação, cerca de 1% ao ano para investimentos de baixo risco e 3% ao ano para risco, parâmetros médios aceitáveis na conjuntura econômica atual.

Importante lembrar que ele estará na fase de desinvestimento, não fará aportes e realizará saques frequentes. Liquidez é fundamental em boa parte dos ativos da carteira. 

Risco baixo, no máximo moderado, é o nível de risco adequado. Embora o período seja longo (20 anos ou mais), esse dinheiro não aceita riscos elevados, o objetivo é preservar o patrimônio com o melhor rendimento possível, sem colocar o capital em risco.

Uma forma de aumentar o retorno sem correr mais risco é reduzir os custos, negociando com as instituições financeiras em busca de dois atributos, rentabilidade e liquidez. 

Ativos isentos de Imposto de Renda, protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), bons fundos de investimento e planos de previdência com carteiras diversificadas e risco diluído são boas alternativas.

Robson atualizou detalhadamente o orçamento doméstico, projetou redução em algumas despesas e aumento em outras, como as relacionadas à saúde.

Descontou o valor da pensão social do INSS e, supondo o pior cenário, de nenhuma renda proveniente de trabalhos eventuais, calculou o valor dos saques mensais.

Utilizou taxa de juros real líquida de 1% ao ano na simulação e respirou tranquilo ao saber que o capital não se esgota antes dos cem anos de idade. Muito confortável saber que não precisará correr riscos desnecessários nos investimentos para tentar esticar a renda da carteira para fechar a conta de cada mês. 

Antes, mantinha relacionamento com cinco instituições diferentes tentando ganhar alguns reais a mais. A tendência agora é concentrar as aplicações em no máximo duas casas, ganhando acesso a segmentos de maior prestígio, com ofertas mais competitivas, além de atendimento personalizado.

Alguns colegas de Robson, demitidos na mesma época, não foram previdentes, privilegiaram o presente negligenciando o futuro, estão em busca de trabalho, única fonte de renda complementar possível para eles.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.