Marcia Dessen

Planejadora financeira CFP (“Certified Financial Planner”), autora de “Finanças Pessoais: O Que Fazer com Meu Dinheiro”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcia Dessen
Descrição de chapéu Folhainvest

Dicas que valem dinheiro

Aconselhamentos isentos que apenas orientam e não vendem nada para ninguém

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há dez anos, quando esta coluna de finanças pessoais começou, havia um pequeno quadro com dicas que valem dinheiro. Fiquei com saudade, e o artigo de hoje reúne recomendações sobre orçamento e investimentos.

Estamos em julho de 2020, adaptando a vida e as finanças para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Perda total ou parcial de renda atinge milhões de pessoas que estão reavaliando negócios, estilo de vida e hábitos de consumo coerentes com a nova realidade.

A maioria das dicas e recomendações é perene, não depende do contexto social, político e econômico.

Algumas, relativas a investimentos, são adequadas para o momento atual.

Orçamento
– Controle suas despesas, estabeleça prioridades e limites. Nunca gaste mais do que ganha.
– Pague a você em primeiro lugar, não espere sobrar para investir em você, nos seus projetos de vida, não vai sobrar.
– Cuidar do seu futuro sem deixar de viver o presente é um desafio. Não será fácil, mas é possível.

Encontre o equilíbrio para cuidar do seu presente e do seu futuro.
– Se precisar de crédito, não use o cheque especial nem parcele a fatura do cartão de crédito. Busque alternativas de crédito mais baratas, como o crédito consignado.
– Antes de assumir uma dívida, faça um bom planejamento para definir como, com que dinheiro vai pagar, que despesas serão reduzidas ou eliminadas para encaixar o novo compromisso.
– Quando classificar suas despesas, tais como moradia, alimentação, saúde, não cometa o erro de criar uma classe denominada “cartão de crédito”. Ele é apenas um meio de pagamento. Lance cada uma das despesas efetuadas na categoria à qual pertence.

Investimentos
– Invista sempre com um propósito. Definir a razão de investir apoia a decisão de poupar e ajuda a escolher o investimento mais adequado.
– Respeite o seu perfil de investidor ciente de que não existe investimento sem risco. Não assuma riscos se não tiver conhecimento e não estiver disposto a colocar parte ou todo o seu capital em risco.
– Procure se educar e ampliar seus conhecimentos. Assim, terá capacidade de discernimento e senso crítico para avaliar o que serve e o que não serve para você.
– Não mexa na poupança antiga (depósitos feitos até 4 de maio de 2012), o rendimento é de 6,17% ao ano líquido!
– A poupança nova, que paga 70% da Selic, perdeu competitividade, mas ainda é melhor do que muitos fundos e planos com taxa de administração elevada.
– Não mexa no FGTS. A rentabilidade líquida de 3% ao ano é ótima nos tempos atuais, fica ainda melhor quando acrescida da distribuição de lucros; estimativa de 4,5% ao ano em 2020.
– Diversifique sem sair da renda fixa, se for esse o seu perfil. Mantenha em taxa pós-fixada (Selic ou CDI) somente o montante da reserva financeira para imprevistos e emergências.
– Tesouro Direto, custo de 0,25% ao ano, ainda é uma boa alternativa, principalmente se for adequado investir em Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA+, de médio e longo prazos.
– Reduza o custo de investir; pesquise e renegocie taxa de administração de fundos e planos de previdência. Se o custo do seu investimento for superior a 0,25% ao ano, identifique com clareza o valor agregado. Se não houver, evite.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.