Márcio Rachkorsky

Advogado, é membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-SP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Márcio Rachkorsky
Descrição de chapéu

Ofensa em grupo de mensagem no prédio pode gerar indenização

Críticas à gestão devem ser feitas com respeito e em ambiente mais formal, como email

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os grupos de mensagens se proliferam nos condomínios. Grupo das mães, do churrasco, da transparência... Em geral, com regras bem definidas, funcionam bem —apesar dos chatos que insistem em mandar bom dia.

Mesmo restrito aos participantes, os conteúdos devem obedecer a todas as normas de respeito à honra e à imagem das pessoas.

Tela de iPhone mostra ícones de aplicativos; ícone de Whatsapp e do Messenger estão em foco
WhatsApp e Messenger, do Facebook, são alguns dos aplicativos de mensagens mais comuns - Reuters

Quando o grupo resolve debater sobre as contas ou procedimentos de gestão, o cuidado deve ser redobrado, pois logo o ambiente se transforma num tribunal de inquisição, com ofensas, calúnias e difamação.

É legítimo o direito de qualquer condômino criticar as contas ou os métodos administrativos, mas há que fazer com moderação e respeito, preferencialmente noutro ambiente, mais formal, como o email.

Em recente decisão, de 22 de outubro, o Tribunal de Justiça de São Paulo, já em segunda instância, decidiu pela condenação de vizinhos ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 15 mil, em razão de ofensa difamatória inserida nos comentários feitos em grupos de mensagens.

Na decisão, os desembargadores destacaram ilações e expressões utilizadas pelos vizinhos, tais como “eles estão levando por fora, e muito”. A decisão assevera ainda que agredir alguém, sobretudo em grupo de vizinhos, é tido como conduta reprovável pela sociedade, sendo razoável conceder a indenização.

Paradoxalmente, muitas pessoas migram para grandes condomínios em busca de segurança, paz e sossego, mas logo se envolvem em baixarias, fomentadas pelos agitadores nos grupos de mensagens, carinhosamente chamados de “leões de teclado”.

É notório o número de condomínios mal administrados, com processos obscuros, perpetuação no poder, total falta de transparência e, em alguns casos, com roubalheira mesmo. Aí, o jeito é mobilizar os vizinhos, analisar as contas, fazer auditorias e, no voto, eleger novas pessoas para colocar a casa em ordem, até mesmo com decisões judiciais.

O que não se pode admitir é a ofensa pura, o julgamento sumário de um vizinho feito em ambiente absolutamente impróprio. 

Para que se evite a banalização do dano moral, bem como a superlotação do poder judiciário, é importante ressaltar que uma chateação corriqueira não configura o chamado abalo moral, que agride os princípios fundamentais de honradez de uma pessoa e justifica condenação ao pagamento de indenização por danos morais.

A indenização não serve para enriquecer ninguém, mas, sim, para confortar o agredido e dissuadir o agressor a não mais agir dessa forma. Os juízes geralmente se baseiam em critérios de razoabilidade para fixação dos valores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.