Márcio Rachkorsky

Advogado, é membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-SP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Márcio Rachkorsky

Pesquisa de opinião auxilia na administração do condomínio

Ferramenta é especialmente eficaz quando as assembleias têm baixo quórum

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ano de 2019 vem sendo um desastre financeiro para muitos condomínios, resultado de aumentos na conta de gás, dissídios coletivos acima da inflação e descontrole no consumo de água, entre outros fatores.

Trata-se de um fenômeno nacional, que complica a vida dos síndicos e administradores. Naturalmente, os ânimos estão acirrados e a temperatura está elevadíssima nos grupos de WhatsApp, nos corredores e nas assembleias.

Nesse cenário, o trabalho em grupo, com comissões temáticas que dão apoio ao síndico, é o segredo para uma gestão tranquila e equilibrada. 

Moradores do Edifício Quadrifóglio, na Vila Mariana, participam de reunião de condomínio
Moradores do Edifício Quadrifóglio, na Vila Mariana, participam de reunião de condomínio - Alberto Rocha/Folhapress

Cuidar de um condomínio virou tarefa extremamente complexa e requer uma equipe multidisciplinar.

Tudo precisa ser feito com planejamento, em primeiro lugar. A crítica mais comum aos gestores é justamente a falta de organização.

No limite, a ausência de planejamento na administração do condomínio pode, muitas vezes, terminar em destituição ou renúncia de síndicos e conselheiros.

Tal qual uma cidade, cada prédio deve traçar seu plano diretor, com metas, prioridades, processos e procedimentos, tudo muito bem exposto e aprovado em assembleia.

O caminho é um estudo aprofundado nas contas, nos contratos e na operação como um todo, de forma a buscar economia e racionalização de custos, sem aventuras e ideias mirabolantes.

O planejamento deve ser feito em seis grandes áreas: finanças, obras, manutenção, segurança, jurídica e social.

A gestão de cada uma delas deve, num contexto de trabalho coletivo, aproveitar o talento e a habilidade dos moradores voluntários. Ainda assim, a liderança cabe ao síndico, ao conselho e à administradora.

A pesquisa de opinião junto aos moradores é a ferramenta mais eficaz e simples para a definição de prioridades e para a execução de um plano de trabalho, investimento e benfeitorias para o condomínio.

O uso dessa ferramenta pode ser especialmente eficaz diante do preocupante cenário de assembleias vazias, com quórum baixíssimo. A adesão às pesquisas nos prédios costuma ser maciça.

Para que ela atinja seus objetivos e possa ser utilizada com segurança jurídica, colaborando para o planejamento de um ano inteiro, alguns cuidados são necessários, como a existência de um protocolo oficial de entrega do questionário aos condôminos e a ampla divulgação dos resultados aos moradores.

É importante ressaltar que cada condomínio tem sua realidade própria, sua história e suas especificidades, assim, não adianta comparar o valor da sua mensalidade com a do prédio do cunhado, do amigo ou da sogra.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.