Márcio Rachkorsky

Advogado, é membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-SP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Márcio Rachkorsky

Conheça Dona Cobra, Sr. Porco e Dom Pavão, do condomínio da floresta

Qualquer semelhança com moradores do seu prédio é mera coincidência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Encantados com a vida organizada dos homens na cidade, os animais da selva resolveram imitar os humanos e, após uma longa assembleia geral, criaram o condomínio da floresta.

Dizem que a vida imita a arte e, logo no primeiro ano de gestão, alguns tipos característicos dos condomínios das cidades já se destacaram na floresta também, gerando chateação e preocupação ao Sr. Leão, o síndico eleito.

Se houver no seu prédio algum morador parecido com os animais abaixo listados, que moram lá na selva, não se preocupe, pois será mera coincidência!

A Dona Cobra, venenosa e traiçoeira, com sua língua ferina, sempre disposta a dar o bote e prejudicar alguém. Na reunião, fica escondidinha, nem sequer é notada, mas, sorrateiramente, fica a espalhar mentiras, criar intrigas —um perigo.

Tem o Senhor Papagaio, um cara alegre e simpático, querido por todos em razão de seu bom humor, mas que sai falando e repetindo tudo que ouve, indiscriminadamente. De tanto falar e repetir qualquer bobagem que escuta, desestabiliza a gestão e ninguém o suporta mais.

Como não destacar o Seu Jumento, que vive a empacar e fazer birra, querendo tudo do seu jeito? Ele fala a mesma coisa em todas as reuniões, mesmo que a pauta seja outra. E não adianta explicar as coisas para ele. Acaba atrasando a vida de todos, apesar de não fazer por mal.

O Dom Pavão gosta de se exibir, é vaidoso. Na prática, não ajuda em nada, só gosta mesmo de aparecer, mas logo se recolhe. É egoísta e falastrão.

As Irmãs Hienas vivem rindo de tudo, estão sempre ali, em grupo, e adoram se aproveitar do trabalho dos outros. São ardilosas, até maquiavélicas, e têm um estômago de avestruz.

Tem ainda o velho Leão Desdentado, que ruge alto. Na cidade, é atualmente conhecido como Leão de Teclado, que é voraz atrás de uma tela de computador, mas inofensivo como um gatinho nas reuniões presenciais.

Em todo lugar tem o Sr. Porco, verdadeiro porcalhão, que chafurda na lama e faz uma baita sujeirada, todo santo dia. E parece adorar viver na sujeira.

Felizmente, lá no condomínio da selva, a maioria absoluta dos moradores é de abelhas e formigas. Amam o trabalho em grupo e tem espírito coletivo!

Por fim, e não menos preocupante, há ainda um risco iminente lá no condomínio da floresta... O síndico, Sr. Leão, pode se encher disso tudo, lembrar-se de que é o rei da selva e devorar a todos que estiverem em seu caminho. E o pior: existem síndicos aqui na cidade que se acham os reis da selva.

Feliz 2021 a todos, e que nossos condomínios sejam verdadeiras florestas encantadas!

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.