Marco Aurélio Canônico

Jornalista foi repórter da Ilustrada, correspondente em Londres e editor de Fotografia.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marco Aurélio Canônico
Descrição de chapéu

Apostando a vida alheia

Fornecimento de remédios contra doenças raras gera disputa entre ministério e farmacêuticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bandeira do SUS em frente ao prédio do Ministério da Saúde, em Brasília
Bandeira do SUS em frente ao prédio do Ministério da Saúde, em Brasília - Pedro Ladeira - 14.jan.2014/Folhapress

Há uma disputa judicial em curso entre o Ministério da Saúde e multinacionais farmacêuticas acerca do fornecimento de remédios contra doenças raras, a partir de decisões da Justiça em favor de pacientes. Não se sabe quem ganhará, mas já há um lado derrotado —o dos doentes que vêm morrendo.

É possível entender o que se passa olhando um dos casos: em outubro do ano passado, o ministério fez uma cotação de preços para cumprir decisões judiciais que o obrigavam a fornecer três tipos de medicamento para 152 portadores de doenças raras. A francesa Sanofi Genzyme, única fabricante dos três remédios, concorreu, mas ficou em segundo lugar.

A vencedora, por oferecer o menor custo, foi a brasileira Global Saúde. Ela deveria ter fornecido os produtos em novembro, mas não o fez até agora, por não tê-los conseguido comprar da Sanofi

A multinacional diz que a empresa vencedora não está entre seus distribuidores credenciados. Os brasileiros acusam os fabricantes de ação monopolista para aumentar o preço.

Quando falou da disputa à Folha, o ministério errou duas vezes: informou que a Sanofi havia sido a terceira colocada na licitação, depois corrigiu; e disse que a diferença entre o valor oferecido pelas duas empresas representaria “uma economia de R$ 1,5 milhão”, quando eram pouco mais de R$ 100 mil.

Nessa briga em que o ministério pensa nos seus custos e as empresas pensam nos seus lucros, quem deveria estar pensando nos pacientes —o Ministério Público Federal— parece não ter o senso de urgência deles.

Uma procuradora chegou a recomendar que o ministério descredenciasse a Global, por incapacidade de cumprir o contrato, e fechasse o negócio com a Sanofi. A recomendação foi ignorada pela Saúde e, desde então, não se ouviu mais falar em qualquer ação por parte do MPF.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.