Marco Aurélio Canônico

Jornalista foi repórter da Ilustrada, correspondente em Londres e editor de Fotografia.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marco Aurélio Canônico
Descrição de chapéu

O santo do prostíbulo

Confirmação de denúncia contra Beltrame sugeriria que ninguém sério se mete com políticos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-secretário de segurança do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame em palestra na capital paulista
O ex-secretário de segurança do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame em palestra na capital paulista - Jorge Araújo - 19.mar.15/Folhapress

Secretário de segurança do Rio durante um dos governos mais corruptos de sua história, o de Sérgio Cabral, o gaúcho José Mariano Beltrame sempre foi visto como um homem bem-intencionado e honesto —tanto por gente da área como pela imprensa e, consequentemente, pela população.

“Mariano era honesto? Sim. Casa de prostituição sempre tem um santo enfeitando”, disse-me um delegado da Polícia Civil fluminense em conversa há dois meses. Comandando a segurança do estado de 2007 a 2016, Beltrame teve cacife para acabar com o casuísmo político nas nomeações para as polícias Militar e Civil. 

Seus resultados foram questionados; sua integridade, quase nunca. A exceção foi o processo por improbidade administrativa que sofreu em 2015, por compra de carros para a PM.

Por isso causou tamanha celeuma a acusação feita pelo economista Carlos Miranda, um dos operadores do esquema de propinas do governo Cabral, em sua delação premiada, revelada pelo jornal O Globo. Segundo ele, Beltrame recebia uma mesada de R$ 30 mil, pagos de modo ainda não bem explicado.

Logo depois da publicação da reportagem, vozes como a do antropólogo e ex-secretário de segurança do Rio Luiz Eduardo Soares saíram em defesa de Beltrame. É possível mesmo que a denúncia tenha sido “fabricada por alguém que está coagido”, como afirmou o acusado em sua nota de defesa.

Trocar alguns anos de cadeia pela incriminação de figurões parece sempre uma boa oportunidade para delatores como Miranda, mas as acusações precisam ser provadas, ou a delação cai.

Oxalá a denúncia contra Beltrame se mostre falsa: a confirmação das acusações cristalizaria a (falsa) impressão popular de que ninguém sério e honesto se mete com governos e políticos. Mas ele não pode reclamar de ter sido enlameado, dado que andou com os porcos por tanto tempo.

Confirmação de denuncia contra Beltrame mostraria que ninguém sério se mete com políticios

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.