Marco Aurélio Canônico

Jornalista foi repórter da Ilustrada, correspondente em Londres e editor de Fotografia.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marco Aurélio Canônico
Descrição de chapéu

Ônibus indomáveis

Repórter revela acordo entre a prefeitura e empresas no Rio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Passageiros aguardam para entrar em ônibus no Rio
Passageiros aguardam para entrar em ônibus no Rio - Ricardo Moraes - 14.mai.14

Andar de ônibus no Rio sempre foi um caos para os passageiros —e, quanto mais distante da rica e turística zona sul, pior a situação. Veículos em sua maioria velhos, lotados, sem ar condicionado e guiados de forma irresponsável por motoristas massacrados pela rotina imposta pelas empresas.

A Fetranspor sempre dominou todo o sistema, praticamente sem se submeter ao poder público. Aumentava o preço das passagens sem apresentar dados que justificassem o aumento e sem melhorar o serviço que prestava. Não por acaso, os protestos de 2013 tiveram como estopim um reajuste das tarifas.

Veio a Lava Jato e confirmou o que todos suspeitavam: havia uma máfia unindo empresários e políticos, com uma caixinha da propina —instituída pelo então deputado Sérgio Cabral, nos anos 1990— que nunca secava, garantindo uma maioria de deputados para decidir sempre a favor das empresas. Com a revelação do esquema e a prisão de figuras como o empresário Jacob Barata e o presidente da Alerj, Jorge Picciani, esperava-se alguma moralização nesse modal do transporte público.

Tal esperança não tardou a se revelar vã. A CPI dos Ônibus, instalada na Alerj, apresentou em abril um relatório chapa branca, que reconhecia parte dos problemas, mas não apontava culpados nem indiciava ninguém.

Nesta quarta (16), o repórter Edimilson Ávila, do telejornal RJTV, revelou um acordo entre a prefeitura e as empresas: em troca de 11% de aumento (de R$ 3,60 para R$ 4), as empresas reativarão as linhas que tiraram de circulação e cumprirão, até 2020, o que haviam prometido para 2016 —ter 100% da frota com ar condicionado.

Parece pouca contrapartida para um aumento tão grande, ainda mais porque, até onde se viu, essa conciliação não toca no problema mais grave: ninguém conhece os gastos e faturamento das empresas de ônibus.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.