Marcos de Vasconcellos

Jornalista, assessor de investimentos e fundador do Monitor do Mercado

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos de Vasconcellos

Apoiados pelo governo, bancos têm estabilidade e a oportunidade de crescer

Durante a pandemia, setor foi agraciado por pelo menos 15 medidas do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não existe empresa inquebrável. Mas há setores que estão sempre na frente da fila na hora de receber um carinho do governo e da mão invisível do mercado.

Desde o início da pandemia de coronavírus, os bancos foram agraciados por pelo menos 15 medidas do governo que buscam afrouxar as cordas que têm sufocado a economia.

Vão desde a liberação de empréstimos específicos para as instituições financeiras, feitos pelo Banco Central, até o aumento das garantias oferecidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), para tornar o setor atraente durante a crise, aponta levantamento feito pela newsletter Brasil Real Oficial.

O setor é naturalmente avesso ao risco. E as instituições cujo nome você se lembra de cabeça só chegaram ao tamanho que têm por conta disso.

Quando a taxa básica de juros (Selic) vai ao chão, a taxa oferecida pelos grandes bancos a seus clientes para, pelo menos, no rodapé.

A diferença entre o que é pagos na captação de recursos pelas instituições financeiras e o que é cobrado dos clientes finais pelo mesmo crédito (spread) aumentou no último ano.

Assim, deixam, sem precisar nada dizer, para a Caixa Econômica Federal conceder os financiamentos com baixo retorno ou alto risco de inadimplência.

Em maio, a Caixa concedeu R$ 2,4 bilhões em crédito para microempresas. Mais do que o dobro do que concedeu no mesmo mês do ano passado. Desde o início da pandemia, passam dos R$ 6,3 bilhões.

Ao mesmo tempo os empresários reclamam que seus bancos estão dificultando o acesso ao dinheiro, pedindo garantias impossíveis durante a recessão econômica que acompanha a evolução da Covid-19.

A cada 100 empresários que buscaram crédito entre abril e maio, 86 ficaram a ver navios, como mostraram o Sebrae e a FGV. Os que não tiveram o dinheiro simplesmente negado, ficaram “aguardando análise”.

Para quem está de olho nas ações dos bancos, a tradução para o fato de eles receberem tantos incentivos e concederem pouco crédito é a estabilidade.

São instituições cujos papéis dificilmente dão grandes saltos, seguindo as tendências do mercado, mas não ditando-as.

Assim, as oscilações de suas ações acabam fazendo o mesmo desenho do Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, com pequenas variações.

O Itaú Unibanco, por exemplo, cujas ações ordinárias (ITUB3) caíram menos do que o Ibovespa, quando o mercado despencou, também já se recuperou um pouco menos que o índice.

Se o mercado aquece, mais dinheiro circula, mais gente pega empréstimo (e paga). E os bancos ganham, claro.

Aqui, é bom atentar para o fato de o Ibovespa ter subido nos últimos dias, passando dos 90 mil pontos, num crescimento quase 15% em duas semanas, mas a atividade econômica do país ter caído 7% em abril em relação a março. Em resumo quase óbvio, mas necessário como alerta: a retomada do Ibovespa não é uma retomada da economia.

São poucas as surpresas que podem abalar o setor bancário. Projetos que aumentam os impostos para as instituições vão e vêm no Legislativo, mas não têm o poder para tirar a solidez delas.

O que tem causado uma corrida dos bancos por tecnologia e espaço é o open banking, regulamentado pelo Banco Central agora, em maio. Trata-se da obrigação de deixar disponíveis aos clientes os seus próprios dados.

A ideia é que o cliente possa compartilhar seus dados financeiros com outras empresas, permitindo a integração de plataformas, por exemplo, que mostrem todos os seus investimentos em diferentes instituições ou analisem de forma mais certeira a sua capacidade de pagar por um empréstimo.

Muitas fintechs, empresas, normalmente startups, com foco em tecnologia voltada para finanças, estão de olho nesse mercado que se abre com o fim do controle sobre as informações financeiras. Naturalmente, a competitividade deve aumentar.

Assim, os bancos têm sido forçados a acelerar seus investimentos em tecnologia e integrações. Às vezes, com ciúmes do novo mercado.

O presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Júnior, já disse que “não é justo todo o custo ficar conosco [grandes bancos] e o benefício com as fintechs”.

Na mesma entrevista, à revista Veja, Lazari Júnior declarou: “Graças a Deus que, neste período de crise, temos um sistema bancário robusto, com 80% dele nas mãos de cinco grandes bancos, e não nas mãos de 3.000 fintechs”.

As mudanças no setor podem não agradar a todos, mas o país ainda tem mais de 40 milhões de pessoas sem conta em banco.

A tendência é a tecnologia facilitar o acesso delas aos serviços financeiros e, logicamente, aos bancos que estiverem bem posicionados. E o setor sai, como quase sempre, ganhando.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.