Marcos Lisboa

Economista, ex-presidente do Insper e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (2003-2005, governo Lula)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos Lisboa
Descrição de chapéu

Contraindução

Setor público tem optado por medidas paliativas para pagar suas despesas correntes

Faixada da agência da Caixa Econômica Federal, com o nome "Caixa" em destaque
Agência da Caixa na avenida Paulista, em São Paulo - Marcus Leoni/Folhapress

Algumas vezes parece que, no Brasil, não são os gestores públicos que devem aprender com a experiência, mas sim a realidade. Tenta-se uma política e ela fracassa. Tenta-se a mesma política uma segunda vez, esperando que o resultado seja diferente. Ela fracassa novamente. Tenta-se, então, a mesma política pela terceira vez. Quem sabe, desta vez, a realidade aprenda como deve reagir.

Depois de muito repetir esse comentário, soube por Eduardo Giannetti que Mário Henrique Simonsen já comentara a barbeiragem e, com a graça usual, denominara-a princípio da contraindução. Ele seria o contrário do usual princípio da indução, em que a regularidade do resultado permite inferir que existe uma regra.

Nos últimos dias, tivemos mais um exemplo desse princípio. A pedido da Caixa Econômica Federal, a Advocacia-Geral da União emitiu parecer permitindo que estados e municípios possam obter novos empréstimos com bancos dando como garantia a parcela dos tributos federais que recebem da União. Caso não consigam pagar os empréstimos, esses recursos serão retidos para pagar a dívida.

Há anos, estados e municípios têm dificuldades para pagar as suas despesas correntes. O maior problema são os gastos crescentes com folha de pagamento, em parte decorrentes das regras de reajustes salariais e de aposentadorias dos servidores públicos, além da proliferação de benefícios adicionais, como o auxílio à moradia.

Em vez de enfrentar os problemas aumentando os tributos ou reduzindo as despesas, como por meio de uma reforma da Previdência, o setor público tem optado por medidas paliativas para conseguir receitas temporárias adicionais.

A mágica tem vida curta. As receitas temporárias terminam enquanto os gastos obrigatórios continuam a aumentar. O resultado é a grave crise de estados e municípios, muitos incapazes de pagar as suas obrigações, o que resulta na degradação dos serviços públicos.

O pedido da Caixa Econômica exemplifica o princípio da contraindução. As novas dívidas permitirão maiores gastos correntes, mas terão que ser pagas nos próximos anos. Isso significa mais despesa à frente para governos estaduais e prefeituras que já apresentam dificuldades para pagar as contas.

Não é novidade. Vários estados tomaram empréstimos no começo desta década e agora não têm recursos para pagar despesas essenciais em serviços como saúde e segurança. Alguns têm pedido ao Supremo para suspender o pagamento das suas dívidas.

Em ano eleitoral, a encrenca decorrente do pedido da Caixa Econômica ficará para os novos governantes.
Não somos um país pobre à toa. Trata-se de obra de muito esforço e notável persistência.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.