Marcos Lisboa

Economista, ex-presidente do Insper e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (2003-2005, governo Lula)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos Lisboa

Imprensa 

Novo debate requer um jornalismo atento aos dados e às evidências

O debate mudou e talvez seja hora de superar velhos estereótipos. A agenda de esquerda entregaria desenvolvimento e os liberais descuidariam do social ao propor a redução do Estado.

A experiência nacional desenvolvimentista fracassou. O Brasil cresceu menos do que o resto do mundo a partir de 2011. A maioria dos setores apoiados pelo governo enfrenta graves problemas desde 2013, quando começou a cair a taxa de investimento. Em 2014, houve aumento dos gastos públicos e o resultado foi a desaceleração da nossa economia enquanto os demais países cresceram 3,6%.
 
Os argumentos tortuosos de que não há um problema na Previdência foram desmoralizados pelos fatos. A maior transparência dos benefícios dos servidores públicos revelou que muitos recebem mensalmente mais de R$ 30 mil e estão no grupo dos 1% mais ricos em um país com renda média mensal abaixo de R$ 3.000. Curiosamente, são defendidos por vários que se definem como de esquerda.

Infelizmente, tivemos que esperar a degradação dos serviços públicos, como em segurança, para reconhecer que os estados atravessam grave crise fiscal decorrente dos gastos com folha de pagamento.

Há uma nova agenda de centro. Reformas duras são necessárias na Previdência e nos benefícios dos servidores. A baixa qualidade dos serviços públicos está na pauta do dia, inclusive para reduzir a desigualdade de renda. As políticas de proteção setorial devem ser revistas para estimular a competição, aumentar a produtividade e viabilizar maior crescimento econômico. 

O contraditório requer a análise cuidadosa das propostas, caso contrário as diversas faces do centro ficam com cara de mais do mesmo. Já os extremos propõem o inusitado, como o Estado indutor com equilíbrio fiscal ou o regime de capitalização para a Previdência. Precisam explicar como a conta fecha.

Quanto cada grupo será chamado a contribuir para superar o desafio de um país que prometeu mais do que pode entregar? Como serão tratados os trabalhadores dos setores que se revelaram inviáveis? A regra tributária será uniformizada para os diversos setores? Como reduzir a violência? A campanha eleitoral merece mais do que bravatas ou argumentos vagos.

As últimas campanhas eleitorais pareceram jogo de gato e rato. Todos se diziam desenvolvimentistas. A polarização superficial transformou divergências sobre as propostas de políticas em troca de insultos. A imprensa caçava os ratos.

O novo debate requer um jornalismo atento aos dados e às evidências. A imprensa crítica e informada é a melhor aliada da democracia contra a repetição da campanha de 2014, que vendeu fantasia e entregou desastre.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.