Marcos Lisboa

Economista, ex-presidente do Insper e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (2003-2005, governo Lula)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos Lisboa

Política pública requer ciência em vez de palpites

No atual governo, protocolos baseados em evidências perderam relevância

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em um livro surpreendente, "The Checklist Manifesto", Atul Gawande, médico e professor de Harvard, descreve a importância de protocolos baseados em ciência para a disseminação de conhecimento especializado.

Gawande começa relatando alguns casos inesperados de intervenção médica para ilustrar a complexidade dos procedimentos frequentemente necessários. Depois de histórias inacreditáveis, ele despeja números gigantescos sobre as doenças catalogadas e os procedimentos necessários em cada circunstância.

Há poucas décadas, pessoas morriam usualmente porque não sabíamos como tratá-las. Atualmente, argumenta Gawande, há muito o que fazer, ainda que tenhamos bem mais a aprender.
Mesmo em caso de doenças bem conhecidas, porém, saber o tratamento adequado a cada paciente vai além do treinamento humanamente possível.

A saída tem sido a adoção de protocolos detalhados para o diagnóstico e a intervenção médica nos diversos casos. O mesmo ocorre em outras áreas, como aviação ou engenharia. Seguir os manuais e executar os procedimentos da ciência permite salvar vidas, evitar acidentes aéreos e construir eficientemente prédios cada vez mais complexos.

Protocolos que respeitem a ciência, entretanto, não parecem ser usuais no atual governo. O Palácio do Planalto improvisa ao sugerir tratamentos que não se revelaram eficazes em testes controlados.
Aparentemente, o presidente prefere os palpites fáceis e oportunistas sugeridos por seus interlocutores de passagem à evidência da ciência. Ele parece não entender muito de gestão pública. Menos ainda consegue se cercar de pessoas que saibam de temas como experimentos randomizados ou correlações espúrias. A ignorância, contudo, não deveria ser salvo-conduto para o descalabro.

Não foi apenas a cloroquina. O presidente, em maio de 2019, anunciou "um projeto que, com todo respeito ao Paulo Guedes, a previsão de nós termos dinheiro em caixa é maior do que a reforma da Previdência em dez anos". "Com toda a certeza será aprovado aqui por unanimidade nas duas Casas."

Ele denunciou propostas de "taxar o sol", aparentemente não compreendendo bem os subsídios cruzados no setor elétrico. Recentemente, falou em "guerra radiológica".

Sem protocolos para avaliar o que fazer e sem capacidade para implementar medidas, o Palácio se exaspera na tentativa de ganhar a quizumba de versões, ainda que isso custe vidas.

"Corremos o risco de assistir a obituários nas manchetes enquanto o resto do mundo se vacina à larga", escrevi aqui há cinco meses. Cada semana que passa, dói-me mais escrever uma nova carta de pêsames para alguém próximo que perdeu um ente querido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.