Marcos Lisboa

Economista, ex-presidente do Insper e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (2003-2005, governo Lula)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos Lisboa

Gol de mão

Nova lei propõe convalidar herança do patrimonialismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os mecanismos utilizados para garantir renda para setores selecionados da economia brasileira são impressionantes. Por meio de favores oficiais, grupos privados preservam sua reserva de mercado, cobrando mais caro de consumidores e de outras empresas.

Em sua coluna nesta Folha, no último dia 15, Hélio Beltrão comentou sobre um deles que parecia ter sido extinto, mas que o Congresso ameaça recriar.

Há décadas, setores da indústria se valiam de um instrumento que contrariava as regras do comércio internacional para restringir a concorrência. O governo impunha licenças não automáticas para importar determinados bens, que só poderiam ocorrer se seus preços estivessem acima de determinado patamar.

O instrumento estimulava a peregrinação a Brasília desses grupos de interesse para calibrar o alcance da proteção oficial. Setores tradicionais compensavam a sua falta de competitividade com a mão discricionária do Estado, que privilegia uns em detrimento dos demais.

Não apenas os consumidores eram prejudicados. O instrumento também tinha efeitos negativos sobre a produção e o emprego, pois era utilizado por setores de máquinas e equipamentos. As empresas que deles necessitavam eram oneradas com preços mais caros, reduzindo sua produtividade.

Esse é um efeito colateral do protecionismo. Os grupos protegidos se beneficiam, enquanto o restante da sociedade arca com o ônus da concessão do privilégio.

A Secretaria de Comércio Exterior acabou com a prática, e por boas razões. Além de prejudicar os compradores, ela era ilegal em razão dos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário e que nos beneficiam em muitos casos.

Em 1999, os Estados Unidos e a União Europeia abriram consulta na OMC contra a prática brasileira. O Brasil recuou no caso desses países, mas preservou o truque para as importações da Ásia. Os principais beneficiários foram as indústrias têxtil, siderúrgica e de máquinas e equipamentos.

Recentemente, o governo revogou o instrumento na esfera administrativa e tentou proibi-lo de vez, ao incluir um dispositivo na MP 1040. Foi de pouca valia. Como na privatização da Eletrobras, os jabutis surgiram durante a tramitação no Congresso.

Concorrência desleal, com preços abaixo do custo, ocorre no comércio internacional. Mas existem procedimentos transparentes para tratar o problema.

O instrumento que a nova lei propõe convalidar é uma herança do patrimonialismo que tenta preservar seus privilégios. A conta, mais uma vez, será devidamente socializada, além de ferir acordos internacionais. Corremos o risco de não nos tornarmos um pária apenas nos temas do meio ambiente e do respeito às minorias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.