Marcos Mendes

Pesquisador associado do Insper, é organizador do livro 'Para não esquecer: políticas públicas que empobrecem o Brasil'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos Mendes

Entenda os custos da monetização

Esforço de décadas para uma moeda nacional com credibilidade, adquirido ao custo de muitos anos de juros elevados, será perdido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Está se popularizando a tese de que, em época de crise, o governo pode “emitir dinheiro” e aumentar seus gastos, sem gerar efeitos negativos. Os efeitos colaterais seriam, na verdade, positivos: quanto mais gastar, mais impulso o governo dará à recuperação da economia.

Como entender a ideia de “emitir dinheiro” para pagar gastos públicos? Dívida pública e moeda são obrigações do Estado. A diferença entre elas é que a moeda não paga juros. Uma forma de tentar equiparar a dívida pública à moeda seria fixar em zero o juro pago pela dívida.

O processo de monetização se daria, então, pelo Banco Central estabelecendo uma taxa Selic igual zero e se colocando à disposição do Tesouro para comprar quantos títulos este emitisse.

Note-se que não se trata de uma discussão sobre se o Banco Central deve ser mais agressivo ou conservador na definição dos juros.

São Paulo, SP, Brasil, 24-01-2019: aMoedas de diversos países. Moeda. Dinheiro. (foto Gabriel Cabral/Folhapress) - Gabriel Cabral/Folhapress

Propor monetização da dívida é sugerir uma mudança de regime monetário: o Banco Central deixaria de lado a busca de uma meta de inflação e se colocaria à disposição do Tesouro para comprar quantos títulos for necessário para que o Governo execute o seu novo e ampliado programa de gastos. A base monetária se expandirá pelo período e na intensidade necessários a esse financiamento, com a taxa Selic em zero.

É aproximadamente isso que Estados Unidos, Japão e Reino Unido têm feito. Quais as consequências de o Brasil seguir nessa linha?

Ao contrário desses países, nossa moeda não tem aceitação internacional, e nosso histórico de instabilidade nos faz um local mais arriscado para investir. Há um prêmio de risco a ser pago para manter o interesse dos poupadores em financiar a dívida pública brasileira.

Com a Selic igual a zero, os brasileiros e estrangeiros que compram títulos públicos vão perceber que é indiferente deixar o dinheiro no Brasil, nos EUA ou no Reino Unido. Melhor aplicar fora, fugindo do risco Brasil.

Haverá saída de capital e desvalorização do real, cuja intensidade dependerá do tempo e da intensidade da monetização. O choque cambial e o aumento dos gastos públicos impactarão a inflação? Quando?Haverá tentativa do governo de conter a desvalorização do câmbio, impondo restrições à remessa de recursos ao exterior? Essas dúvidas aumentarão a incerteza quanto ao médio e longo prazo.

Mais incerteza implica juros maiores para empresas e famílias que precisam de crédito por prazo mais longo, para refinanciar uma dívida, comprar um imóvel ou ampliar a produção. A contrapartida à redução do juro de curto prazo (a taxa Selic) será o aumento do juro de longo prazo. Paradoxalmente, o afrouxamento monetário vai tornar ainda mais difícil a recuperação da economia.

Os juros estão perto de zero, nos países desenvolvidos, porque as condições de poupança, estrutura etária, produtividade, segurança jurídica, nível e qualidade de infraestrutura e capital físico levam o juro de equilíbrio para esse nível. No Brasil, todas essas condições fazem com que a demanda por crédito seja maior que a oferta, de modo que a taxa de juros de equilíbrio é positiva. Isso torna muito difícil tentar uma intervenção do Banco Central para reduzir também as taxas de longo prazo.

Uma desvalorização intensa e prolongada e a pressão do governo sobre a demanda trarão de volta a inflação. Não será hoje ou no ano que vem, mas em algum momento ela virá, mesmo com baixa inflação nas economias líderes.

Podemos chegar ao ponto de o real ser rejeitado. Teremos dolarização da economia. Todo o esforço de décadas para termos uma moeda nacional com credibilidade, adquirido ao custo de muitos anos de juros elevados, será perdido.

Sempre se pode dizer que uma monetização temporária ajudaria a resolver o problema, e depois poderíamos voltar à normalidade. A questão é que, ao se anunciar que a política fiscal pode se expandir, pois a monetização pagará tudo, haverá maior facilidade política para a aprovação de medidas com impacto permanente na despesa.

A necessidade de financiamento do Tesouro subirá em definitivo. A interrupção do regime de monetização requererá uma agenda de ajuste fiscal mais intensa que aquela necessária antes da pandemia, e que já não se estava conseguindo implementar.

A crise atual é grave. É preciso gastar mais para salvar vidas e empregos. A sociedade precisará escolher entre priorizar os gastos mais relevantes e controlar os custos para o futuro, ou aceitar toda e qualquer expansão fiscal agora, e lidar com os problemas nas próximas décadas.

Ambas são escolhas legítimas. O que não se pode fazer é vender a ilusão de que há saídas sem custo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.