Marcos Augusto Gonçalves

Editor da Ilustríssima, formado em administração de empresas com mestrado em comunicação pela UFRJ. Foi editor de Opinião da Folha

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos Augusto Gonçalves

Vaivém no governo transmite sensação de desentrosamento e despreparo

Histórico de anúncios estapafúrdios e revisões já se tornou folclórico e tema para humoristas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto
O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto - Evaristo Sa/AFP

O governo de Jair Bolsonaro tem repetido um padrão de idas e vindas que transmite a sensação de desentrosamento e despreparo de boa parte da equipe —e reflete a falta de convicção ou de conhecimento do próprio presidente acerca de temas variados. 

Os mais recentes lances desse vaivém foram o recuo da ordem de paralisação da reforma agrária e o passo atrás na nova versão do obscuro edital para a aquisição de livros escolares, que abolia até mesmo a necessidade de o conteúdo se basear em fontes bibliográficas.

O histórico de anúncios estapafúrdios e revisões, que mais parecem pegadinhas, já se tornou folclórico e tema para chargistas e humoristas. No afã de demonstrar que promessas de campanha serão entregues, o presidente e seus assessores não perdem tempo para refletir. Convencidos de suas mistificações ideológicas, agem. E, quando confrontados com a evidência do disparate, dão meia-volta. 

Antes mesmo da posse, lembre-se, a anunciada fusão entre os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente saiu rapidamente de cena, contestada pelos próprios representantes do agronegócio a quem o Mito pretendia agradar. 

Em outras reviravoltas o que se evidencia mesmo é a bagunça mais básica, como se viu no anúncio presidencial de que haveria aumento de tributo sobre operações financeiras e revisão dos critérios do Imposto de Renda —declarações que provocaram corre-corre da equipe econômica e do ministro da Casa Civil para dizer que o homem havia se equivocado. 

Embora formalmente mantida, a contestada decisão de mudar a embaixada brasileira para Jerusalém também corre o risco de ser abandonada e cair no esquecimento.

Alguém poderá argumentar que os recuos revelam a disposição do presidente de não insistir em erros. Pode ser, mas é difícil apagar a impressão de que o piloto está pronto para cometer grandes barbeiragens —inclusive em manobras das quais não irá recuar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.