Marcus André Melo

Professor da Universidade Federal de Pernambuco e ex-professor visitante do MIT e da Universidade Yale (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcus André Melo

Efeitos políticos do vazamento

Oposição perde, PT e Bolsonaro se beneficiam; Moro perde como magistrado, ganha como político

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Conjeturar sobre os efeitos do vazamento é exercício contrafactual: é preciso ter em mente o que teria acontecido em sua ausência. São três os efeitos principais. O primeiro é que o vazamento dá fôlego à narrativa de perseguição ao ex-presidente e combustível para a militância petista. De imediato ocorrerá fortalecimento das lideranças do partido identificadas com esta agenda. O saldo líquido é um ganho reputacional individual para o ex-presidente Lula, mas perda coletiva para a oposição. Afinal, Lula está preso, enfrenta vários processos, e com perspectiva escassa de protagonismo efetivo no jogo político.

O principal beneficiário deste movimento é Bolsonaro, que vinha sofrendo com desgaste e precoce rotinização do carisma; o movimento mitiga o impacto negativo do vazamento junto à opinião pública liberal do país e principalmente fora dele. O retorno ao status quo que marcou a campanha favorece o presidente que se afirma como liderança antipetista e antissistema. Recrudesce intensamente a polarização.

Deltan Dallagnol e Sergio Moro, durante evento em 2017
Deltan Dallagnol e Sergio Moro, durante evento em 2017 - Jorge Araújo - 24.out.17/Folhapress

O segundo efeito é que, para grande parte do eleitorado, o vazamento pode ter impacto oposto ao esperado. Para uma parcela majoritária do eleitorado o evento reforça a ideia da Lava Jato como esforço heroico de combate a corrupção para além de qualquer firula jurídica. Há um priming (efeito de ativação e/ou saliência) da questão da corrupção na agenda de políticas públicas, onde o governo tem sofrido duros reveses e desgaste, como na área da educação, política externa e meio ambiente.

Embora o affair tenda a minar o ingresso de Moro no STF, fortalece eleitoralmente seu nome, quando seu capital político já apresentava alguma erosão. Moro perde como magistrado, ganha como político. E já vestiu a camisa do Flamengo. 

O terceiro efeito ocorre no âmbito do Judiciário, especificamente no STF, com o revivescimento da polarização aberta que marcou a Corte de 2016 a 2018.

Oposição perde, PT e Bolsonaro se beneficiam; Moro perde como magistrado, mas ganha como político. Considerando o que mudou que ainda não era tendência em curso, o saldo para o governo é indeterminado ou positivo.

Uma coisa é certa: o vazamento perdeu parte de sua virulência quando veio à tona que havia atingido um número grande de pessoas em várias instituições. Passando a ser percebido como ataque sistêmico, ele deflagrou onda de indignação, que teve efeito moderador sobre alguns atores. 

Uma consequência disso já se pode divisar: maior protagonismo dos militares no sistema político. Afinal o país parece ter entrado em guerra contra um inimigo desconhecido. Mas isso não é exatamente o que pregam as lideranças populistas?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.