Maria Hermínia Tavares

Professora titular aposentada de ciência política da USP e pesquisadora do Cebrap.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Hermínia Tavares
Descrição de chapéu Eleições 2018

Na contramão do mundo

Agenda de Bolsonaro mobiliza coalizão política tão forte quanto sem sintonia global

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Além de distribuir insultos e ameaças a torto e direito, como de praxe, Bolsonaro vem de adicionar um pleonasmo à verborragia. Ensinou a uma plateia de militares que a questão ecológica importava apenas a "veganos que comem só vegetais". E se confessou frustrado por não poder transformar a baía de Angra dos Reis, área de proteção ambiental, na "Cancún brasileira". Para arrematar, reiterou a disposição de resgatar os indígenas das "reservas" onde viveriam como em "um zoológico".

Na mesma semana, diplomatas brasileiros participaram, em Washington, de conclave reunindo figuras exóticas que negam a crise climática que se avizinha.

O presidente Jair Bolsonaro - Adriano Machado/Reuters

A fala destrambelhada do presidente se faz acompanhar do desmanche dos instrumentos de monitoramento da aplicação das leis de proteção ambiental e daquelas que garantem às populações indígenas o direito de viver em suas terras de acordo com seus costumes. Para tanto, o governo aposta na asfixia dos órgãos de controle pelo garrote dos orçamentos e a substituição de chefias competentes, bem como na tentativa de mudança da legislação sobre áreas de proteção, licenciamento ambiental e demarcação de territórios indígenas.

Além do mais, sua retórica tóxica incentiva o desmatamento ilegal da Amazônia e a invasão daqueles territórios por produtores e extrativistas. O assassínio a facadas de um líder do povo Wajãpi por praticantes de garimpo ilegal tende a ser o primeiro ato de uma tragédia escrita e dirigida pelo capitão do Planalto.

Enquanto transcorre o medonho espetáculo, o mundo civilizado discute as possíveis consequências do aquecimento do planeta e as medidas para mitigar os danos já em curso. São políticas difíceis de implementar porque, se embutem a perspectiva de benefícios futuros e difusos para toda a população, os seus custos oneram desde logo grupos poderosos.

Por isso, embora sejam de responsabilidade de cada nação, elas ganham vigor com acordos e convenções multilaterais, e o apoio de uma opinião pública mundial cada vez mais engajada na defesa do ecossistema. No Brasil, embora 85% da população tema o aquecimento global (conforme pesquisa Datafolha), a agenda retrógrada de Bolsonaro pode mobilizar uma coalizão política tão forte quanto sem sintonia com o mundo.

A morte de Emyra Wajãpi e o avanço do desmatamento na Amazônia foram noticiados com destaque por alguns dos mais influentes jornais estrangeiros, além de suscitar a manifestação vigorosa da alta comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos e ex-presidente chilena, Michele Bachelet. Pressões mais do que bem-vindas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.