Maria Hermínia Tavares

Professora titular aposentada de ciência política da USP e pesquisadora do Cebrap.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Hermínia Tavares
Descrição de chapéu Eleições 2018

Vocação de poder

Peronistas têm disposição para mudar de rumo a fim de manter o poder

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bom conhecedor da vida pública de seu país, o jornalista Rosendo Fraga, falando da figura mais importante da Argentina contemporânea, o três vezes presidente Juan Domingo Perón (1895-1974), disse que “(ele) podia girar da esquerda para a direita sem perder seu objetivo político, que era alcançar, reter ou recuperar o poder”. 

O mesmo se aplica às principais lideranças do peronismo, movimento de muitas faces e facções que detém —nas ruas e nas urnas— o indisputado apoio das camadas populares. Apoio de raízes fundas, porque ser peronista é uma forma duradoura de identidade política para milhões de argentinos, sejam eles trabalhadores, pobres sem trabalho ou membros das camadas baixas da classe média.

“Desde bebê/ em minha casa havia uma foto de Perón na cozinha/ e agora que sou grande/ unidos e organizados estamos com Cristina” cantam por toda parte os fervorosos apoiadores da vice-presidente recém-eleita.

De 1946 em diante, os peronistas só perderam eleições para a Casa Rosada quando foram proscritos entre 1955 e 1973; durante a ditadura militar de 1976 a 1982; ou quando concorreram, divididos, com mais de uma candidatura. Feitas as contas, ocuparam a Presidência durante 24 dos 36 últimos anos. No governo, aplicaram pragmaticamente, conforme as circunstâncias, políticas neoliberais, com Carlos Menem, ou redistributivas, com Nestor Kirchner e sua viúva e sucessora, Cristina K. Sobretudo mostraram enorme vocação para o mando quando a hiperinflação e os movimentos de rua fizeram desmoronar duas vezes —e antes do tempo regulamentar— os mandatos de seus adversários do Partido Radical, Raúl Alfonsin (em 1989) e Fernando de la Rua (em 2001).

Há quem atribua ao peronismo a culpa pelo crônico impasse político que teria gerado a decadência econômica da Argentina. Diz-se também que os peronistas, mobilizados nas ruas e dilacerados por dissidências, são os maiores inimigos daqueles a quem elegeram. O que nenhum analista nega é o realismo político de seus dirigentes e sua disposição para mudar de rumo a fim de manter o poder.

Eis por que é no mínimo prematura a crença de todos quantos, a começar pelo amargurado Bolsonaro, auguram que o presidente eleito, Alberto Fernández, repetirá inevitavelmente as políticas de Cristina Kirchner que deixaram em má situação a moeda e as contas públicas nacionais. A vocação de poder e o pragmatismo que cimentaram a união dos peronistas em torno de Fernández, somados à força relativa dos derrotados e à delicadíssima situação econômica do país, poderão dar outros rumos ao novo governo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.