Maria Hermínia Tavares

Professora titular aposentada de ciência política da USP e pesquisadora do Cebrap.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Hermínia Tavares

Às classes médias 'órfãs de governo'

Demanda das ruas em 2013 já trazia necessidade de políticas sociais de qualidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde que assumiu, o presidente Lula acenou mais de uma vez com a possibilidade de criar iniciativas voltadas para as chamadas classes médias. Segundo ele, por não serem contempladas com políticas públicas, acabam órfãs "de pai, mãe e governo".

Há bons motivos para que uma gestão progressista focalize esse setor tão heterogêneo quanto eleitoralmente importante. Afinal, parcela significativa dele se situa no campo antipetista, muitos habitando rincões colonizados pelo bolsonarismo.

Apropriadamente, Lula o citou ao falar do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Ocorre que, se for mesmo levado a sério, o desafio exigirá um conjunto de ações possíveis nas áreas econômica e social. A mais óbvia consistirá em incorporar princípios de progressividade à reforma tributária.

O governo terá de pensar também em abordar as grandes políticas sociais —saúde e educação— não só do ângulo da cobertura mas sobretudo da qualidade dos serviços oferecidos.

Lula na entrega de 1.440 habitações pelo Minha Casa, Minha Vida em Rondonópolis - Ricardo Stuckert - 3.mar.23/Divulgação

Subfinanciado, o SUS, eficaz na atenção básica à saúde, deixa a desejar quando seus beneficiários demandam serviços mais complexos. De seu lado, as escolas públicas, que atendem mais de 70% das crianças no ciclo fundamental, têm notórias falhas no ensino de habilidades básicas. Não por acaso, tão logo aumenta a renda da família, ela busca um seguro saúde privado e procura matricular suas crianças em escolas particulares.

Na babel de demandas que levaram milhares às ruas em 2013, a aspiração por políticas sociais de qualidade foi expressa em cartazes que pediam escolas e hospitais "padrão Fifa". Ainda assim, o governo se enganará se acreditar que pode falar aos setores médios engajados no antipetismo acenando apenas com promessas de bem-estar material e desprezando o apelo a valores.

Na formulação do discurso mobilizador que deu autoconfiança à direita e a colocou sob liderança dos mais extremados, a denúncia da corrupção teve papel central —pouco importando se fidedigna ou exagerada para fins políticos. A quem duvidar recomenda-se a autocongratulatória série "A Direita no Brasil", da produtora Brasil Paralelo.

Para os populistas de todos os matizes, o fantasma da roubalheira serve ao propósito de corrosão da democracia —oferecendo uma retórica desprovida de atos concretos. Já para os progressistas, seu combate necessariamente implica a criação de mecanismos institucionais que reduzam as oportunidades de que venha a ser praticada.

Para o governo da frente democrática, é dimensão crucial do diálogo com os setores médios enredados no antipetismo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.