Maria Homem

Psicanalista e ensaísta, com pós-graduação pela Universidade de Paris 8 e FFLCH/USP. Autora de "Lupa da Alma" e "Coisa de Menina?".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Homem
Descrição de chapéu Folhainvest

Touro dourado, Consciência Negra e Enem vermelho: o falo foi pro saco

O bezerro de ouro está na Bolsa e tudo o que a gente quer é encher o saco cada vez mais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma das mais impressionantes criações do engenho humano fica na caverna de Lascaux. Há cerca de 17 mil anos, humanos pintaram centenas de figuras em suas paredes: queriam agradecer e pedir aos deuses uma caçada de sucesso. Agradecer e pedir é a base dos cultos, paleolíticos ou modernos. Isso era comida, laço social e sobrevivência. Normalmente se mede o grau de inteligência do gênero Homo pelo seu nível de cultura (#fica a dica, Brasil).

Logo na entrada há a maior cavidade de todas, o Salão dos Touros, com dezenas deles pintados em suas paredes. A maior figura do conjunto é o "grande touro preto", considerado uma obra-prima da arte pré-histórica. Curioso: ainda parece fazer sentido para nós colocar grandes touros em nossos santuários modernos. O mais recente foi colocado semana passada, na frente da Bolsa de Valores de São Paulo: dessa vez um "Touro de Ouro" sintético. Se o Brasil se ancora numa estética kitsch e imitona, o touro de bronze de Wall Street não é menos representante dessa linhagem. Nós, patriotas, carregamos a marca da vergonha alheia por essa submissão cafona e colonizada.

Touro de ouro da B3 no centro de São Paulo sobre lama cheia de ossos.
Luciano Salles

Como sabemos, a capacidade simbólica humana, antropofágica, engole tudo a seu redor e transforma os animais, os astros, todo o bestiário em projeções de si mesma. Ou seja, os astros somos nós, os animais, os deuses somos nós e as criaturas inexistentes e fantasiosas são também projeções de atributos humanos. Formigas, cigarras, baleias, touros, libélulas, sagitários, escorpiões, celtas, sereias e toda a lista que nem Borges conseguiria concluir. Atributos humanos, demasiado humanos, com seus conflitos, vícios e virtudes.

Se touro é potência e símbolo do rico, porco é a poupança do remediado: o velho cofrinho, como bem lembrou um amigo psicanalista. Antes de inventar a moeda como símbolo abstrato, a terra e os animais eram o que tínhamos para armazenar e demonstrar riqueza. Na hora do aperto ou do casório da filha, sacrificamos um boi.

E eis que hoje a gente tira foto passando a mão no saco do "Touro de Ouro". O testículo é a usina reprodutora de nosso atual sistema de pensamento. O saco de ouro cheio de moedinhas se apresenta como o falo contemporâneo. Sem medo, sem vergonha, sem escrúpulo. O bezerro de ouro está na Bolsa e tudo o que a gente quer é encher o saco cada vez mais. E eliminar quem atrapalhar esse projeto. Ainda estamos nesse estágio de civilização, acreditando que acumulação de dinheiro e o corolário da exploração seria a saída para o mal-estar que nos habita.

O "Touro de Ouro", nos foi dito, representaria a força e a resiliência do povo do Brasil. Mas o povo brasileiro, que andou tendo mais consciência, mais Enem e mais organização, parece ter achado essa formulação muito cínica e contra-atacou, de forma real e virtual. Fez adesivos, pichações, performances e memes sobre o pobre touro de ouro, que passou a dizer "Fome" e "Taxem os ricos". E virou um touro famélico com as costelas aparecendo, como a gente real que passa fome e cata osso e comida vencida no lixo. Fabianos, Baleias, Bibianas e Belonísias manejando tortos arados em suas vidas secas. As crianças famintas que hoje desmaiam em salas de aula. Claro que vão tentar impedir, mas estamos aprendendo a ler, inclusive atitudes.

Escrevo no Dia da Consciência Negra e termino no do Enem censurado. "Touro de Ouro" existe como espelho invertido, como o totem do poder para que consciências e pessoas sejam submetidas. Para que não se tenha, justamente, nem consciência nem conhecimento. Vai funcionar ainda durante quantos séculos?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.