Maria Homem

Psicanalista e ensaísta, com pós-graduação pela Universidade de Paris 8 e FFLCH/USP. Autora de "Lupa da Alma" e "Coisa de Menina?".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Homem
Descrição de chapéu Mente

Qual o manejo clínico diante da manipulação?

É crucial manter a linha que marca o combinado coletivo para suportar conviver com o outro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No dia 7 de setembro, envolta em eventos acadêmicos, achei tempo e desejo para escrever uma nota sobre as comemorações do dia. Fazia a análise do pueril discurso em que o sujeito demandava à massa afirmar a sua onipotência. E terminava com um basta a Bolsonaro: "Me poupe. Poupe o meu país". Recebi elogios e críticas. Agradeço ambos: me botaram para pensar, o que é sempre um prazer, e levantaram pontos que merecem atenção, sobretudo no momento atual de polarização.

As críticas eram de dois tipos. O primeiro pode ser resumido como o exercício da cartilha olavista e consiste em ofensas ao emissor da mensagem e ao exercício livre do prazer da luta, como se agora fosse permitido brigar sem limite no parquinho da escola e da vida: chupa, vai tomar no cu, chora que o choro é livre, comunista, feminista, cala a boca você, Bolsonaro 2022, não voto em ladrão, mal-amada, mal-comida etc.

Faz alguns anos que observamos isso e já fiz até uma série de vídeos chamada Táticas de Ataque, dissecando essa linguagem. Meu predileto é "Vai lavar a louça, Maria". Seria cômico se não fosse trágico, pois é essa lógica de apagamento do outro (e de destituição da legitimidade do seu lugar) que está por trás da morte de opositores. Não é surpreendente que sejam bolsonaristas os assassinos de lulistas e não o contrário.

A ilustração de Luciano Salles, publicada na Folha de S.Paulo no dia 11 de Setembro de 2022, mostra um homem de roupa social sentado tranquilamente com o corpo orientado para o lado esquerdo. Ele todo é de cor cinza, quase como uma estátua e dele saem três tentáculos de polvo que terminam na ponta com a cor vermelha. O vermelho da ponta vai se desfazendo até chegar ao corpo cinza do homem. Um tentáculo sai do meio do peito, outro do meio das costas e o último, do lado direito do seu corpo. Flutuando, em cima da cabeça, há uma engrenagem que paira no ar como se fosse uma auréola.
Ilustração de Luciano Salles - Luciano Salles

O segundo tipo de crítica seguia a seguinte tônica: justo você que analisa o discurso de ódio não pode falar "cala a boca, Bolsonaro". Você está fazendo a mesma coisa e não é de ódio o que precisamos agora, e sim amor e esperança.

Em primeiro lugar, não sei se compactuo com a ideia de que se combate o mal com o bem ou a violência com o amor. Simplesmente porque não funciona.

E detalhe fundamental: uma coisa é ódio e outra é limite. Para além dos afetos envolvidos e inclusive manipulados com habilidade, é crucial manter a linha que marca o combinado coletivo para suportar conviver com o outro. E não se pode deixar de marcar esse limite, chamado de Lei e já com velha história tatuada na letra. Ops, aqui não. Não ultrapasse. Isso não pode ser dito, aquilo não pode ser feito. Basta. Por exemplo: comprar imóveis com dinheiro vivo é coisa do passado no mundo do Pix de capital rastreável. Cooptar toda a classe do poder é coisa do presente mas vai terminar em cadeia para alguns envolvidos em futuro próximo. Não se consegue exterminar totalmente a Lei e por todo o tempo.

Sempre volta à baila a recomendação de Lacan: não devemos oferecer análise aos canalhas. Hoje fazemos seminários para buscar distinguir perverso de canalha e delinear os manejos possíveis diante de cada estilo clínico, aos quais se somam as neuroses, as psicoses, os autismos... Eu mesma vou dar agora um curso sobre clínica e ando mergulhada até o talo no debate. Como lidar com o perverso para quem o outro é sempre um objeto de gozo? Com a lei, a educação e a consciência.

Sintetizando.

1. Seria bom saber disso e não demonizar o Outro e purificar o Eu (receita para o fracasso e os totalitarismos delirantes)

2. Seria bom não desacreditar e mesmo aprimorar a Lei e suas instituições pois essa é a melhor ideia que tivemos até agora para barrar o gozo desmedido.

3. Seria muito bom saber que os privilegiados não cairão sem resistência e vão manipular tanto os ricos, seduzindo-os para que destruam a lei que barra o gozo; os médios, cooptando-os com a miragem do privilégio que almejam; e os ingênuos, mentindo-lhes dizendo que agora a pureza venceu o mundo corrompido.

4. Seria melhor ainda aplicar a Lei para que ela barre o gozo excessivo dos poucos

5. E educar o restante, e de fato todos nós, com escola e autoconhecimento, para que não embarquemos como gaiatos em navios naufragados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.