Maria Homem

Psicanalista e ensaísta, com pós-graduação pela Universidade de Paris 8 e FFLCH/USP. Autora de "Lupa da Alma" e "Coisa de Menina?".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Homem
Descrição de chapéu Mente Eleições 2022

Caros bolsonaristas

É preciso conversar mais e mais, entre todos nós

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Esta eleição é um embate histórico entre visões de mundo. Entre concepções de vida e seus sistemas de valores. Você vai eleger (etimologia: escolher) em que mundo seria concebível viver.

Esta escolha diz —na verdade, grita— também sobre inúmeras lutas por reconhecimento. Para quem quiser saber mais, Axel Honneth e derivados. Todo tipo de gente que rala por um lugar ao sol gostaria de ser reconhecido. Agros e sertanejos se sentem valorizados. Policiais e militares têm voz de comando. Religiosos profetizam teocracia cristã.

A ilustração de Luciano Salles, publicada na Folha de S.Paulo no dia 23 de Outubro de 2022, mostra pilhas de livros de todos os tamanhos, empilhados na horizontal, na vertical, sem organização de tamanhos, ordem. Há água, uma inundação, que toma pelo menos um terço da altura das pilhas de livros. Um bichinho de pelúcia flutua somente com a cabeça para fora da água. Apoiado no último livro das pilhas de livros, há um telefone antigo, de cor azul, que tem um único botão vermelho para chamar. O botão está aceso e fone, por onde se fala, está em cima de outro livro. Nele, três raios amarelos chamam a atenção para que alguém grita ali
Luciano Salles

Desejamos muito acreditar que o Messias está chegando para nos redimir. No entanto, o Bem não virá com Bolsonaro. Ele não é de Deus. Isso é um delírio, uma ilusão ou uma trapaça. Depende do seu estilo de funcionamento psíquico.

Por mais impossível que pareça, apesar dessa profunda cisão, é preciso conversar mais e mais, entre todos nós. Assim, esboço aqui estas mal traçadas linhas.

Machos. Estou escutando que vocês querem potência e armas. E nada do fantasma de viado (fraqueza ou prazer). Mulher, sempre arrumada e submissa. Mas podem esquecer. Acabou esse mundo.

Mulheres. Não é preciso ter tanto medo de desagradar a homem ou de mulher empoderada. Isso aliás pode ser muito sexy. Se não fosse a luta das mulheres e de alguns homens pelo direito das mulheres, vocês seriam até hoje analfabetas, estariam levando muito mais porrada (mesmo sendo brancas e ricas) e nem estariam votando, mesmo nas figuras absurdas que seu marido, seu amigo e seu pastor mandam vocês votarem.

Barbie Fascista. Acorda!

Ricos. A tentação de se aliar com o poder fora da lei é imensa, mas sai muito mais caro no final. Refaçam as contas.

Pobres. Bilhões de reais foram roubados de nós mesmos para a enxurrada de mentiras com as quais querem lavar nosso cérebro. Não caiam nessas papagaiadas.

Brancos. Estamos nos últimos suspiros da narrativa de uma superioridade branca. Não vai dar pra lucrar muito mais tempo.

Negros. Leiam o item "Pobres" e acrescentem mais uma arroba de peso para carregar. O mito só vai te encurralar mais.

Héteros. Se a sua posição era normativa, hoje não cola mais. O desejo é mais complexo que isso. Família cristã feliz e funcional. Não é e nunca foi a norma.

Todas as outras letras do alfabeto. "Liberal" na economia então basta para vocês?

Indígenas. Aguentem firmes. Sobrevivam.

Comedores de índios. Morram.

Crentes. Acreditem no que vocês quiserem. Suportem que tem gente que não acredita. Ser moral ou imoral não tem a ver com acreditar em deuses ou Jesus.

Crentes no demônio. Isso não existe. A igreja precisou inventar o diabo (para não falar de deus) como instrumento de dominação social. Inúmeros livros contam essa história.

Crentes e trabalhadores ameaçados. Mintam. Eles podem te ameaçar mas não podem saber em quem você votou de fato.

Descrentes. Não desacreditem nem desistam. Isso é o que todo fascismo busca produzir.

Moralistas. Compartilho com vocês a ideia de que a moral é uma das grandes questões humanas. Vamos discutir isso de verdade. Micheques e Damares são espertas e sedutoras. Não entrem na delas.

Pró-vida. Entendo o ideal da vida acima de tudo. Mas não funciona (já escrevi sobre isso neste espaço).

Pró-morte. Entendo o gozo da morte e sua sedução pulsional irresistível. Mas é crime.

Antivacinas. Lutar contra a ciência numa nostalgia naturalista é bobo. Além de ser uma roubada irresponsável para a sua vida e a minha.

Pró-ditadura. Ah se existisse o grande e mítico líder...

Anticorrupção. Eu também gostaria de acreditar que há ao-menos-um puro.

Anticomunistas. Façam-me o favor, uma Venezuela está sendo tecida aqui.

Terraplanistas. Parem de querer chamar atenção que de idiota o mundo já está cheio.

Milicianos. Vão rindo que quem ri por último ri melhor.

Enfim, estamos numa encruzilhada.

Vocês podem ganhar esta eleição, mas já perderam a guerra. A história é irreversível e não adianta sonhar com um mundo que não existe mais. Daqui a 20 anos isso será evidente. Pense bem na sua aposta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.