Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu

Como é difícil comprar a TV para a Copa do Mundo

Sobram ofertas, mas faltam informações confiáveis que nos ajudem a consumir melhor

Consumidores disputam televisores durante promoção em São Paulo - Paulo Whitaker-24.nov.2011 / Reuters

Estamos a menos de dois meses da Copa do Mundo Fifa 2018. A paixão que nós, brasileiros, temos por futebol faz aumentar a procura por TVs com mais tecnologia e tela maior. Mas você se sente à vontade para escolher sozinho a melhor tecnologia, tamanho de tela e preço? E no caso de automóveis, smartphones, computadores, geladeiras, fogões e máquinas de lavar, não fica com dúvidas na hora de comprar?

A tecnologia ampliou as ofertas e as características destes e de vários outros produtos, mas faltam informações confiáveis que nos ajudem a consumir melhor.

Comprar sem sair de casa economiza tempo e despesas com combustíveis e estacionamento, além de nos tornar menos vulneráveis à violência urbana. O problema é saber o que queremos com tantas opções de consumo.

Uma dica é ler os comentários de consumidores satisfeitos ou não com o produto que interessa a você. Nas lojas virtuais, eles costumam ser postados perto das especificações técnicas do item a ser adquirido.

Leia e pesquise sobre as restrições feitas, por exemplo, à imagem, ao som, à conectividade etc. Pode ser que eles tenham razão em suas observações.

 

Não se esqueça também, obviamente, de comparar preços.

Consulte, além  disso, as matérias já publicadas que avaliam determinada tecnologia. Ela justifica o investimento? É fácil de usar? Afinal, há inovações que, por algum motivo de mercado, não atraem os consumidores.

Então, por incrível que pareça neste mundo tão interligado, com acesso a todo o tipo de informação, não podemos abrir mão da velha rede de conhecidos. Sim, porque quem usa ou já usou um produto pode nos ajudar a comprar melhor.

Pergunte muito antes de comprometer parte de sua renda familiar. Há também que verificar as manifestações contra fabricante, loja e produto nos sites de reclamações e de defesa dos direitos do consumidor. E checar as respostas da empresa a eventuais queixas.

Algumas lojas oferecem a opção de contratar a instalação somada à compra da TV. Pense bem se terá dificuldade para deixar tudo funcionando e se não haveria um técnico de confiança com preço mais em conta.

São algumas questões para quem estiver se preparando para assistir os jogos da Copa. Quando os jogos começarem, tudo estará nos pés dos jogadores escolhidos por Tite, o que já será outra história.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.