Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci

Novas regras para distrato criam pesadelo da casa própria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ninguém desiste da compra de um imóvel por irresponsabilidade. Desemprego, doença familiar, fim do casamento e queda na atividade econômica podem levar o comprador a cancelar a aquisição de uma casa ou apartamento. Elevar para até 50% a multa a quem desistir de um negócio imobiliário é tornar os contratos leoninos (enormes benefícios para uma das partes) e draconianos (excessivamente rigorosos) para o consumidor.

Folhapress

Isso poderá ter um efeito colateral indesejado pelas empresas do ramo: reduzirá os negócios, pois as pessoas terão de contar com parte expressiva do valor do imóvel antes de assinar o compromisso de compra. Se não houver este lastro financeiro, correrão o risco de perder dezenas ou até centenas de milhares de reais que dificilmente recuperarão ao longo da vida.

O projeto que pega pesado com quem pretende comprar imóvel na planta foi aprovado na Câmara e está no Senado.

Mas o que chama mais atenção, pela disparidade de tratamento, é o que o mesmo projeto de lei estabelece que as construtoras não sofram nenhum tipo de ônus se atrasarem em até 180 dias (seis meses!) a entrega do imóvel.

Caso o projeto vire lei e seja sancionado pela Presidência da República, a recomendação é: só adquira imóvel na planta se tiver a maior parte do valor para pagamento à vista. Não corra o risco de perder suas economias de anos pela vontade de realizar o sonho da casa própria, que poderá virar pesadelo.

Antigamente, diria que funcionários públicos, devido à estabilidade no emprego, teriam mais condições de suportar as consequências deste projeto. Mas lembro que, por exemplo, no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, três dos quatro estados mais ricos do país, eles têm recebido seus salários com atraso.

Além disso, a maior parte dos postos de trabalho gerados nos últimos meses é informal, ou seja, sem registro em carteira, o que exclui fundo de garantia, pagamento de férias e de 13º salário, que poderiam ajudar a pagar esta conta.

Se os senadores confirmarem o que os deputados federais aprovaram, teremos de ficar mesmo com o aluguel ou com a construção da casa por conta própria, aos poucos, quando houver dinheiro suficiente para a obra.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.