Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci

Consumo da Terra já está no cheque especial ambiental

Conscientização tem de ser coletiva, mas também individual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quantos sapatos usamos por semana? Dois ou três pares? Por que, então, lotamos nossos armários com dezenas de pares, a maioria dos quais jamais será usada? Bolsas, roupas, cintos, perfumes e até mantimentos também são estocados sem necessidade, devido à nossa compulsão pelo consumo (falei nossa porque também sou suscetível a liquidações, ofertas e lançamentos de produtos, como quase todas as pessoas).

Teremos de mudar esse padrão de consumo. Desde 1º de agosto último, a humanidade já está sacando a descoberto os recursos do planeta. Explico: nessa data, estouramos o nosso orçamento ambiental. Estamos consumindo 1,7 Terra, ou seja, 70% a mais do que nosso planeta consegue regenerar em um ano.
Consumimos tudo em excesso: água tratada para lavar calçadas; açúcar, sal e gorduras em alimentos; combustíveis fósseis que aquecem o ambiente; energia elétrica produzida por usinas hidrelétricas ou termelétricas.

Já ouvi argumentos de que a pessoa trabalha muito, mofa no trânsito e paga milhares de contas e de impostos. Logo, teria o direito de consumir à vontade com o dinheiro legitimamente recebido.
Seria verdade se não estivéssemos liquidando o único planeta em que, até agora, temos oxigênio, água e temperaturas razoáveis para viver.

Por falar em temperaturas, no norte da Sibéria, região russa associada à neve e ao frio extrema, elas bateram nos 32º C. A seca atinge locais inesperados. Os moradores de São Paulo, que já foi a terra da garoa, estão sempre atentos ao nível dos reservatórios. Este inverno registrou mais de 100 dias corridos praticamente sem chuvas.

Por mais protocolos que sejam assinados para melhorar a situação ambiental, não reduziremos o risco de catástrofes climáticas severas e frequentes sem aprender a consumir com mais equilíbrio.

Assim como um bom orçamento é aquele em que as despesas não superam os ingressos de dinheiro, o melhor cenário ambiental seria o sem sobrecarga de consumo em relação aos recursos naturais. Essa conscientização tem de ser coletiva, mas também individual.

Não podemos mais desperdiçar água, energia, alimentos e outros insumo básicos à vida. Até porque, sem recursos, não haverá consumidores. Na verdade, nem mesmo habitantes.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.