Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci

Proposta de 'Refis' do SPC mexe no vespeiro do superendividamento

Tão importante quanto o refinanciamento dos consumidores seria atacar motivos da explosão das dívidas

A proposta de um dos presidenciáveis de "tirar os nomes dos brasileiros do SPC", via refinanciamento de dívidas, mexe em um vespeiro: o superendividamento dos consumidores.
 
É uma situação que deveria preocupar a todas as autoridades, atuais e futuras, pois dificilmente a economia voltará a crescer consistentemente com mais de 40% da população adulta com dívidas atrasadas.
 
Não sei, sinceramente, se o (a) eleito (a) terá condições de fazer uma renegociação tão ampla, mas lembro que parlamentares mudaram o programa de refinanciamento de dívidas com a União e reduziram seus próprios débitos. Em alguns casos, para meros 5% do total!

O Refis foi criado no ano 2000 para regularização de dívidas com entidades do governo federal, como a Receita Federal e o INSS.
 
Tão importante quanto um possível refinanciamento dos consumidores, porém, seria atacar os motivos da explosão das dívidas. Lembro que o estímulo ao endividamento ocorreu de cima para baixo, com a expansão do crédito nas gestões federais entre 2003 e 2010.
 
Crédito não é renda, mas, inicialmente, a vida parecia melhor, com a aquisição de bens e serviços antes inviáveis. O problema é que, em algum momento, o consumidor teve de pagar o dinheiro que tomou emprestado, geralmente com juros muito elevados. Para piorar, em um país que, nos últimos anos, combina aguda recessão e desemprego nas alturas.

Embora o crédito tenha minguado neste cenário, o uso de rotativo dos cartões manteve uma falsa impressão de poder aquisitivo. Ocorre que as taxas de juros dos cartões de crédito são extremamente elevadas. O valor refinanciado pelo rotativo torna-se, rapidamente, impagável.

Usar o cartão de crédito como financiamento de compras é mortal para qualquer orçamento. No máximo, deveria ser usado como dinheiro de plástico, que evita a movimentação de grandes somas em espécie. Também como auxiliar do orçamento, pois concentra despesas, discriminadas na fatura.
 
Lamentavelmente, até hoje não foi votado o projeto de lei que altera o Código de Defesa do Consumidor e um artigo do Estatuto do Idoso para aperfeiçoar a disciplina do crédito ao consumidor e dispor sobre a prevenção e o tratamento do superendividamento.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.