Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Natal

Compra de presentes tecnológicos nos deixa perdidos no espaço

Traquitanas enchem os olhos e alegram familiares, mas exigem muita pesquisa antes da compra

Quem tem mais de 50 anos talvez se lembre de uma série icônica da TV nos anos 1960, Perdidos no Espaço, em que uma família tentava retornar à Terra em uma nave espacial fora de curso. Eu me recordei dela porque, de certa forma, também nos sentimos perdidos no espaço na hora de escolher aparelhos eletroeletrônicos, eletrodomésticos, produtos de som e imagem em função das novas tecnologias e da falta de comparativos e conteúdos que expliquem seu funcionamento.

Pode ser na escolha de um televisor 4k (também conhecido como ultra HD), de um smartphone com mais recursos, ou de relógios inteligentes (smartwatch), home theater, fones especiais ou caixas de som bluetooth. Presentes tecnológicos enchem os olhos, alegram familiares e amigos, mas exigem muita pesquisa antes da compra.

Cena de Perdidos no Espaço
Cena da adaptação feita pela Netflix da série Perdidos no Espaço - Divulgação

Já há algum nível de informação nos sites das lojas, mas, sinceramente, são mais características técnicas e algumas dicas do que comparativos que ajudem o consumidor a escolher.

O mais difícil é saber se pagar reais a mais valerá ou não a pena em termos de conforto, diversão e benefícios tecnológicos.
O jeito, por enquanto, é conversar com pessoas conhecidas, geralmente filhos, sobrinhos e netos, mais familiarizados com as novas tecnologias. Consultar matérias publicadas em publicações respeitáveis —sim, porque também há fake news nessa área– é outro recurso. E se houver um vendedor de confiança a quem recorrer, melhor ainda.

Comprar por impulso ou pela aparência do produto pode nos levar a uma situação desagradável: gastar muito e não saber usar a traquitana. Ou ter acesso a recursos desnecessários e caros, e não contar exatamente com o que faria a diferença para nós.

Então, à medida que a parte comercial do Natal invade nossas mentes, prepare-se para escolher itens com mais subsídios, para não ficar chateado mais tarde, além de com o bolso mais leve.

A propósito, Perdidos no Espaço voltou à cena em algumas ocasiões. No final dos anos 1990, foi lançado um filme com a participação especial de alguns dos astros da série original. Há, além disso, os DVDs das três temporadas completas da série original. E este ano foi transmitida na Netflix a primeira temporada do reboot (adaptação) da série.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.