Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci

Caça à informação nos rótulos dos alimentos irrita o consumidor

Cuidado preventivo da saúde seria facilitado se houvesse mais padronização e informação na rotulagem de produtos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Contém ou não glúten? Qual o prazo de validade? O teor de sódio é compatível com dietas de restrição ao sal? Provavelmente você tenha essas dúvidas ao comprar alimentos e bebidas no supermercado.

O cuidado preventivo da saúde seria facilitado se houvesse mais padronização e informação na rotulagem de produtos alimentícios. Ou seja, se os dados sobre glúten, açúcar, sódio, gordura e validade ficassem em destaque, no mesmo lugar.

Além disso, letras e números miúdos dificultam a consulta por pessoas idosas ou com limitações de visão. Tais dados não são meros detalhes, nem excesso de exigência dos consumidores. São fundamentais à qualidade de vida.

Glúten é uma proteína presente em vários tipos de cereais (trigo, centeio, cevada). Para quem é alérgico, como os celíacos, consumir alimentos com esta proteína pode provocar consequências como intercorrências intestinais.

Geralmente, imaginamos que haja glúten em farinhas, massas, biscoitos, pizzas e pães. Mas esta proteína também pode estar presente, por exemplo, em condimentos como mostardas e ketchup.

Não deveríamos ser obrigados a procurar no rótulo se determinado alimento contém glúten. E datas de fabricação e de validade deveriam estar sempre bem visíveis.

Há outras dúvidas neste campo, como qual o percentual máximo de sódio recomendado a quem tenha hipertensão, problemas renais e doenças impactadas pela quantidade de sal consumida. 

Da mesma forma, fazemos muita confusão entre produtos diet, light e zero. Qualquer alimento ou bebida destinado a dietas é diet. Pode ter açúcar, contudo, se a restrição for o sódio ou a gordura.

Os produtos dietéticos podem ser light ou zero. Light são aqueles com redução de nutriente (açúcar, sal, gorduras etc.) ou menor valor energético. Quando a embalagem informa que o produto é zero, geralmente não tem açúcar.

Um alimento dietético pode não ter açúcar, mas muita gordura em sua composição. Ou ser diet e conter glúten. Pães integrais, por exemplo, associados a dietas mais saudáveis, muitas vezes têm alto teor de sódio. 

É fundamental que o consumidor aprenda o que deve comprar para cumprir determinada dieta, prescrita em função de doenças crônicas, aumento temporário de algum indicador de saúde (como glicose, triglicérides e colesterol ruim) ou pela necessidade de emagrecer.

A indústria alimentícia poderia avançar na padronização e tornar as informações mais legíveis e compreensíveis, pois há cada vez interesse dos consumidores em seguir dietas saudáveis. Enfim, dá trabalho cuidar bem da saúde, mas nem preciso enfatizar que vale a pena.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.