Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci

Preços não têm gênero

Dar descontos baseados em gênero é prática abusiva, mas departamento de Defesa do Consumidor admite cobrança de valores diferenciados para homens e mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mas o Departamento de Promoção e Defesa do Consumidor (DPDC) emitiu neste mês de março nota técnica na qual admite a cobrança de valores distintos por gênero.

Preços não são femininos nem masculinos. No artigo 5º da Constituição Federal está expresso: I – homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição. No Código de Defesa do Consumidor (CDC) não há referências a gêneros, e sim ao consumidor, “toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”. Logo, dar descontos a mulheres em bares, restaurantes e casas noturnas é prática abusiva.

Esse também era o entendimento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça. Mas o Departamento de Promoção e Defesa do Consumidor (DPDC) emitiu neste mês de março nota técnica na qual admite a cobrança de valores distintos por gênero.

Embora o CDC não vete expressamente tal prática, faz parte do conjunto de leis do país. E o decreto nº 5.903/2006, artigo 9º, determina, dentre as infrações ao direito do consumidor, “atribuir preços distintos para o mesmo item”.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, dar descontos baseados em gênero é prática abusiva. Departamento vinculado ao Ministério da Justiça emitiu em março nota técnica na qual admite a cobrança de valores distintos para homens e mulheres. - Divulgação

Os descontos para mulheres embutem, em si, a cultura machista brasileira. Em lugar de postular a igualdade, sugerem ‘compensações’ para a desigualdade. Há que brigar, isto sim, para que os salários sejam iguais para o exercício de funções com as mesmas incumbências e obrigações.

Também para que o acesso a cargos de chefia considere qualificação e méritos, o que ampliaria, certamente, a diversidade.

É por isso que muitas mulheres já perceberam que esta não é uma oferta adequada para os tempos em que vivemos. Se houvesse alguma relação com a renda das pessoas, seria mais abrangente e justa tal promoção, uma vez que consideraria a possibilidade de pagar os valores estipulados em razão de atividade profissional, desemprego etc.

Já ouvi alegações de que a meia-entrada seria um preço diferenciado. Mas, na verdade, não atinge gêneros, e sim categorias (idosos, estudantes, jovens de baixa renda, pessoas com deficiência etc.). E essa categorização ocorre por meio de leis, como o Estatuto do Idoso e a chamada Lei da Meia-Entrada.  

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.