Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci

País dos jovens endividados ignora educação para o consumo

Combinação entre desconhecimento e falta de renda é determinante para população cada vez mais relapsa com dinheiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos princípios do excelente Código de Defesa do Consumidor (CDC), a educação para o consumo, nunca saiu do papel. Em um país que despreza as salas de aula com força e método, esse descaso não surpreende.

Também não se estranha que, ante o cruel desemprego à brasileira, quase 40% dos jovens já tenham sido ou ainda estejam negativados, com seus nomes em cadastros de devedores.

O levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil fala por si mesmo. Demonstra que a ruína orçamentária doméstica não é exclusividade dos adultos.

Temo que a situação, lamentavelmente, não melhore tão cedo, pois não há iniciativas para ensinar fundamentos financeiros básicos aos jovens. E parece distante o dia em que o desemprego descerá dos dois dígitos, com aumento de empregos formais que ofereçam salários decentes.

A combinação de desconhecimento com falta de renda é explosiva. Desde crianças, somos bombardeados com apelos ao consumo. Pequeninos que, no passado, mal teriam começado a caminhar, já se divertem com joguinhos em smartphones e tablets.

Não falham somente as autoridades, de quem, aliás, poderíamos esperar o quê? Estão mais preocupadas com suas batalhas políticas, com o poder, em todas as suas etapas.

Falhamos, também, nós, pais e responsáveis, que procuramos atender a cada desejo manifesto ou oculto de nossos filhos.

Temos grande dificuldade de impor limites. Não nos sentimos à vontade para dizer, “não, este brinquedo é caro demais”. Também nesse aspecto, o mundo mudou demais. No passado, havia datas para presentes — Natal, aniversário —​, e me refiro aqui a quem tinha condições de presentear a criançada.

Não defendo um comportamento espartano, excessivamente rígido, mas há que utilizar, por exemplo, a mesada como instrumento de educação financeira. Se os gastos extras forem frequentes, o que estaremos ensinando às crianças? Que a renda é elástica e se adapta às nossas necessidades?

A educação para o consumo é uma questão de cidadania. Ainda mais em um período, como já estamos cansados de saber, em que as raras vagas que aparecem costumam ser informais, com baixa remuneração e sem direitos como plano de saúde, vale-transporte e refeição.

Esse cenário vai mudar? Tomara que sim, mas não há como garantir que seja em breve. Aprender a viver dentro do orçamento — e fazê-lo, obviamente — é um pressuposto fundamental para uma vida melhor, com mais ou menos dinheiro na conta-corrente. Quase quatro em cada 10 jovens endividados é uma triste expressão da nossa realidade.

Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, quase 40% dos jovens brasileiros estão com o nome sujo - Gabriel Cabral/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.