Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci

Quero o meu frango sem salmonela, por favor

Brasileiros não são cidadãos de segunda classe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

– Como quer o seu frango?
– O meu sem salmonela, por favor.

Nem como piada este diálogo deveria ocorrer. Por isso, preocupam-nos as notícias sobre 1,4 mil toneladas de frango devolvidas ao Brasil por ter sido detectada a presença de salmonela, bactéria que pode provocar problemas como gastroenterite (inflamação estomacal e intestinal). É inaceitável que esta carne seja revendida no Brasil “se atender aos critérios sanitários locais”.

Alega-se que, para evitar riscos à saúde, bastaria preparar o frango em alta temperatura, pois esta bactéria morre se o alimento for cozido, frito ou assado.

Criação de frangos em Ipeúna (SP)
Criação de frangos em Ipeúna (SP) - Karime Xavier - 16.mai.2014/Folhapress

Lembro, porém, que o Mercosul, do qual o Brasil é sócio-fundador, acaba de firmar acordo com a União Europeia. Isso, como temos salientado, exigirá aperfeiçoamento de normas, procedimentos, tecnologias e do nível de qualidade de produtos e de serviços. 

Se vamos produzir com a qualidade exigida pelos europeus, também temos de oferecer ao mercado interno alimentos e bebidas sem substâncias que eles não aceitam. 

Não somos cidadãos de segunda classe. Deveríamos adotar, portanto, as mesmas normas mais rígidas em relação à salmonela.

Submeter, exclusivamente por questões econômicas, consumidores brasileiros ao risco de contrair diarreia ou doenças mais graves do trato intestinal é complexo de vira-lata. 

É óbvio que, na guerra comercial entre países, alegações do gênero sempre devem ser comprovadas. Há barreiras não comerciais, e até acusações indevidas. Ocorre que a própria ministra da Agricultura, Tereza Cristina, confirmou que o frango foi devolvido após a detecção de salmonela. Logo, não deveria ser vendido para ninguém –nem para ingleses, nem para brasileiros.

Da mesma forma, seria aconselhável seguir parâmetros internacionais para agrotóxicos e outras substâncias nocivas, muitas delas permitidas aqui, apesar de banidas fora de nossas fronteiras. 

Os cuidados com a saúde, já sabemos, começam com hábitos saudáveis para evitar doenças. É por isso, por exemplo, que temos de jogar fora produtos com prazo de validade vencido. Também é por esta razão que fazemos exercícios regularmente; moderamos o consumo de sal, açúcar e gorduras; evitamos itens superprocessados, e não deveríamos comer frango com salmonela.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.