Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu

No Natal, vamos refletir sobre o que vai além do consumo

Poderíamos aproveitar o Natal para pensar em partilha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao longo de 2019, tratamos dos mais diversos temas vinculados às relações de consumo. Hoje, contudo, é um dia especial, para crentes e descrentes, pois nos aproxima de familiares e amigos. O Natal ilumina nossas esperanças, devido às oportunidades de congraçamento, que abrem espaço para pensar em um mundo menos hostil, no qual partilhemos melhores sentimentos e práticas.

O próprio ato de consumir pode ser ecumênico, sem tanto desperdício e danos ambientais. A mesa farta e a troca de presentes, lamentavelmente, passam longe de muitos lares. Alguns, mal podem ser chamados assim, pela carência generalizada. Mas todas as pessoas têm, em comum, o desejo de ser felizes. E pertencem à espécie humana, ou seja, são irmãos, admitam ou não.

Corredor de shopping lotado de pessoas caminhando
Movimentação em shopping de São Paulo na época do Natal cresce - Robson Ventura/Folhapress

Por isso, não deveríamos enxergar somente o pior lado da humanidade. Somos capazes, em alguns momentos, de superar o egoísmo e de fazer coisas muito boas, como foi o caso da sempre lembrada Zilda Arns, cujas ações contribuíram para reduzir a mortalidade infantil no país.

As próprias relações de consumo, que geram tantos ruídos pelo desrespeito aos direitos d o consumidor, também são fundamentais para a produção e o emprego. Suprem nossas casas de itens que nos proporcionam alimentação, conforto, segurança, proteção e mais qualidade de vida.

Essas relações só ficam problemáticas quando o consumo se transforma em consumismo; as compras em dívidas; os serviços em desserviços; a produção em ameaça ambiental. Poderíamos aproveitar o dia de hoje para pensar em partilha, pois o que sobra em nossas casas alegraria milhares de pessoas.

As lições do aniversariante, do motivador do Natal, podem ser resumidas a amar incondicionalmente. Que, sei, não é um tema de consumo. Mas hoje, com licença, podemos refletir um pouco mais e nos expressar com mais sentimento. Feliz Natal!

 
 
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.