Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci

Antes de investir, defina quanto risco aceita correr

Antes de colocar o seu rico dinheirinho em algum investimento, informe-se muito bem sobre as condições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todo o investimento tem risco. Há alguns, contudo, com baixa exposição, atrelados, por exemplo, à inflação mensal. Ganhos maiores implicam aposta bem mais elevada.

Quem fica tentado, devido à queda da taxa Selic, a investir em criptomoedas (bitcoins), ouro, startups ou imóveis deve reservar parte de sua renda para aplicações convencionais, nas quais o risco –e o ganho– seja menor.

Acima de tudo, antes de colocar o seu rico dinheirinho em algum investimento, há que se informar muito bem sobre as condições, ameaças, desempenho ao longo dos últimos meses ou anos, e em sites de reclamações. E também sobre golpes mais frequentes.

Há especialistas (profissionais liberais, de consultorias, corretoras e de bancos) que ajudam o poupador a definir quanto risco aceita correr para atingir seus objetivos.

Isso é fundamental, por exemplo, no mercado de ações, que tem atraído também cidadãos com menos recursos financeiros. O número de investidores dobrou para 1,6 milhão em 2019, conforme dados de novembro passado.

É muito saudável para a economia brasileira que a taxa básica de juros esteja em queda, um pouco acima da inflação. Isso estimula empresas e investidores a ganhar dinheiro com atividades produtivas, o que pode gerar mais emprego e renda.

Mas há dificuldades. Assim como a educação para o consumo parece não sair do campo das boas intenções, é urgente que aprendamos, desde crianças, a usar o dinheiro para ter uma vida melhor. A educação financeira poderia ajudar, e muito, a reduzir o elevado percentual de endividados –mais da metade das famílias brasileiras– e de inadimplentes.

Antes de escolher as aplicações, porém, há que adotar um orçamento familiar detalhado, para saber o que realmente sobra mensalmente da renda familiar. Ou o quanto teríamos de reduzir as despesas para que pudéssemos poupar.

É óbvio que, para milhões de brasileiros, a questão não é guardar dinheiro, porque não têm sequer como cobrir gastos mais fundamentais –alimentação, moradia, saúde e educação.

Quase 14 milhões de famílias dependem do Bolsa Família, benefício que lhes ajuda a combater a vulnerabilidade e a pobreza extremas.

Além disso, há complicadores para a classe média e até os mais pobres como a tabela do Imposto de Renda, que não é corrigida desde 2015, e que, devido a isso, acumula uma defasagem acima de 103%, entre 1996 e o final de 2019.

Isso significa que a faixa de isenção iria de R$ 1.903,98 para R$ 3.881,65 se a tabela fosse corrigida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Haveria mais recursos para o consumo e até para poupar.

Dez milhões de consumidores deixariam de pagar IR! Uma medida totalmente sintonizada com o liberalismo econômico, mas que ainda não foi adotada pelos liberais de plantão.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.