Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci

Disparada do dólar é um coronavírus para o consumo

Declarações impensadas colocam lenha na fogueira da moeda e contribuem para a especulação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Duas ameaças ao consumidor se somam, neste atribulado 2020, ao desemprego e ao achatamento da renda das famílias: a decolagem do dólar e as consequências do coronavírus.

Se o dólar chegar aos R$ 5, patamar antes inimaginável, mesmo com a paralisia econômica os preços vão subir em várias áreas. E eventual prolongamento da epidemia de coronavírus pode provocar escassez de componentes chineses para produtos eletroeletrônicos, dentre outros.

A diferença em relação a estes dois riscos é que, em termos de coronavírus, o melhor que o país pode fazer é tomar medidas para evitar o contágio interno. No caso do dólar, qualquer declaração impensada põe lenha na fogueira, contribuindo para a especulação.

Retrato com uma mão de madeira segurando cédulas de dólar
Cédulas de dólar - Gabriel Cabral/Folhapress

Confrontos desnecessários entre Executivo e Legislativo também não ajudam nada, muito pelo contrário. Atrasam reformas urgentes e criam mais insegurança e instabilidade. Caldo de cultura ideal para a desvalorização do real frente ao dólar.

Então, se não dominamos epidemias fora de nossas fronteiras, devemos lidar com ameaças internas, provocadas por um descompasso entre o que é relevante e o que depende de bom senso e de aceitação da convivência democrática.

Assim como a não correção da tabela do Imposto de Renda configura aumento de tributação, e retira dinheiro de uma economia que anda de lado, pintar o rosto para guerra política não tem efeito positivo para a retomada do crescimento econômico. Pode, ao contrário, adiar investimentos, o que seria péssimo para todos –empregados e desempregados, empresários e governantes.

Quem tem apreço pelo poder, deveria fazer mais e falar menos. No mínimo, pensar muito bem antes de falar sobre o dólar e o Congresso Nacional.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.