Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus ifood

Bilhetes carinhosos no delivery amenizam isolamento

Gesto mostra que sempre é possível estar mais próximo dos clientes, ainda que a uma distância segura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Este longo período de quarentena, no mínimo de algum distanciamento social, nos fez recorrer muito mais às compras virtuais e ao delivery. Certamente foi muito difícil para bares, restaurantes, padarias, lojas de bebidas e de doces se acostumar a somente ir até o cliente, mas tiveram de se adaptar rapidamente para sobreviver.

Algumas se superaram: passaram a enviar bilhetinhos manuscritos com os produtos, acrescentando calor humano ao serviço. O consumidor agradece e pede que esta gentileza não termine quando a pandemia passar.

Os bilhetes da quarentena adicionam um sorriso a uma situação em que estamos forçados a rejeitar o contato humano. Mostram, portanto, que sempre é possível estar mais próximo dos clientes, ainda que a uma distância segura, com máscara e muito álcool em gel.

Já tratei aqui da notável reação das lojas e mercados de bairro, que chegam a dar dicas sobre o preparo de receitas com ingredientes adquiridos pelos consumidores. Uma quebra muito bem-vinda em uma rotina de medo, tristeza e de dificuldades diversas.

Os recados carinhosos ficam ainda melhores quando redigidos a mão. Dão trabalho extra para quem já tem de receber o pedido, prepará-lo, acondicioná-lo e distribui-lo em recipientes que o mantenham intacto, quente ou frio. Mas criam um laço de verdadeira fidelização, que não acontece na marra, e sim pela conquista do comprador.

Da mesma forma, os clientes sabem reconhecer as empresas que tomam providências efetivas para proteger o meio ambiente, ao utilizar embalagens recicláveis. E valorizam as que adotam práticas em favor da diversidade.

Foi o caso da rede de lojas da empresária Luiza Trajano, que não recorreu a demissões para enfrentar a pandemia. Além disso, criou uma plataforma para empreendedores venderem seus produtos e-commerce. Sua campanha contra a violência doméstica ganhou mais relevância com a pandemia de coronavírus, pois as denúncias de feminicídio aumentaram durante o isolamento. Mais recentemente, Luiza anunciou um programa de trainee exclusivo para negros, a fim de que tenham mais oportunidade de ocupar cargos de chefia.

Se alguém considerar tais ações mero marketing, lembremos que algumas companhias pressionaram contra a quarentena, demitiram nos primeiros dias da pandemia, e foram contra as medidas de isolamento por questões meramente comerciais.

Os nomes destas empresas estão bem anotados, pois mostraram sua verdadeira face. Por ganância, ideologia política, ignorância e desprezo pela vida, colocaram o ser humano em último lugar. Para elas, os bilhetinhos dos consumidores não seriam nada carinhosos. Que recebam a resposta no balanço das vendas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.