Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus

Com reformas que aumentam impostos, consumo pode ser extinto como as florestas

Propostas do governo vão na contramão da justiça tributária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É preocupante perceber que não há, nas discussões e propostas já apresentadas para a reforma tributária, um nítido interesse em recuperar o poder de consumo das famílias. E, a partir daí, reativar a economia, o emprego e (por que não?) a arrecadação.

Já surgiram as ideias mais estapafúrdias, como sangrar as microempresas, responsáveis pela renda de milhões de pessoas. ‘Especialistas’ torcem o nariz e criticam os PJs, ou seja, cidadãos e cidadãs que se tornaram pessoas jurídicas, com CGC além do CPF, porque não têm lugar no mercado de trabalho.

Como quase ninguém emprega formalmente, com carteira assinada e direitos trabalhistas, e na informalidade a insegurança e a instabilidade são diárias, os microempresários empreendem na marra.

Criar mais um imposto, com o retorno da maldita CPMF, não importa como a disfarcem, seria mais um avanço nos bolsos e contas-correntes de uma classe média que está em extinção, como as florestas, o ar puro e a água limpa abundante. Nesta segunda-feira, mais uma ideia foi jogada para ver se cola: acabar com o desconto de 20% em declaração simplificada do Imposto de Renda, a fim de bancar o Renda Cidadã (programa social que substituiria o Bolsa Família)

O único foco visível, até agora, tem sido aumentar a arrecadação pública para continuar jogando dinheiro pela janela, com serviços de péssima qualidade e sinecuras intocáveis.

Até tungas nos precatórios (dívidas assumidas e não pagas pelos governos) e no Fundeb (o fundo da educação básica, senhoras e senhores) já foram aventadas sem que seus proponentes ficassem com as bochechas vermelhas.

Também pensaram em achatar os benefícios previdenciários, congelando-os. Ora, milhões de famílias, em locais muito pobres, só sobrevivem com este dinheirinho.

Todas estas ideias vão na contramão da justiça tributária. Vão de encontro (chocam-se) ao fortalecimento das compras de produtos e serviços pelas famílias.

Sem mudar de canal, sem virar o disco, como se dizia bem antigamente, não haverá consumidor. Ele ficará em um museu virtual ao lado de uma árvore e de uma onça. Sem consumo, a economia se resumirá às exportações do agronegócio. Seremos um país ainda mais desigual, com riquíssimos (poucos) e paupérrimos (quase todos).

Se este for o projeto, parabéns, está indo de vento em popa! Caso contrário, é melhor deletar as propostas de jerico.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.