Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci

No país do CDC, Folha é vital para a defesa do consumidor

Transparência do jornal valoriza leitor e autocrítica melhora seu jornalismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao lado da Justiça, Procons, Código de Defesa do Consumidor (CDC), ouvidorias e entidades civis, a Folha de S.Paulo tem sido vital nas últimas décadas para a defesa dos direitos do consumidor no Brasil.

Por isso, quem colabora com um jornal que chega aos 100 anos jovem e inovador, ousado e democrático, sente muito orgulho e responsabilidade.

Para mim, há quatro marcos que devo citar no centenário da Folha: o lançamento do Manual de Redação, em 1984; a campanha publicitária de 1986 – “De rabo preso com o leitor”; a pioneira criação do cargo de ombudsman, em 1989; e o slogan perfeito: “A Folha publica, todo mundo replica”.

Sugestões, cobranças e críticas publicadas na Folha tornam, imediatamente, um tema relevante e debatido, fazendo com que ganhe dimensão nacional. Normalmente, são controversos, polêmicos e que ferem interesses de grupos. Jamais tive qualquer restrição ao abordar as relações de consumo.

Muitas vezes, as posições pró-consumidor são confundidas com ideologia política. Não são. Felizmente, contamos com a melhor legislação consumerista do mundo, o CDC, que está completando, neste mês de março, três décadas de vigência.

Gostaria, também, de enfatizar a importância de a Folha contar com ombudsman há quase 32 anos. Críticas fazem parte do exercício do jornalismo, mas são raros os veículos de comunicação no mundo que têm profissional e espaço para manifestações sobre sua atuação.

É uma transparência que valoriza o consumidor do produto da Folha, a leitora, o leitor. O Painel do Leitor e o Erramos também são espaços democráticos, que efetivam, na prática, a transparência e a diversidade editorial do jornal. Admitir erros não é algo agradável, mas fundamental para a credibilidade de um jornalismo dinâmico, moderno e plural.

Sou fã, também, dos artigos opinativos nas páginas 2 e 3, que nos subsidiam sobre os mais variados assuntos, de diversos campos do conhecimento, com abrangência nacional e internacional.

Mas não vou me estender sobre as minhas preferências como leitora e profissional dedicada à defesa do consumidor. Segue um grande abraço e meus parabéns aos profissionais que fazem a Folha, e a suas leitoras e leitores! Cada um de nós tem muitos motivos para comemorar e ser grato pelos 100 anos deste grande jornal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.